OLX também combate preços abusivos de álcool gel e máscaras

OLX promete coibir preços abusivos e anúncios indevidamente associados ao coronavírus

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
OLX

Por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19), é missão quase impossível encontrar itens como máscaras e álcool gel em farmácias ou mercados. Esse cenário tem feito os preços desses itens dispararem em lojas online. Essa, porém, é uma prática que a OLX promete coibir.

A OLX, que funciona como uma espécie de classificados online, registra uma média de 7 milhões de usuários ativos por dia. É natural, portanto, que a plataforma seja usada para venda e compra de itens relacionados à prevenção do novo coronavírus — uma rápida pesquisa mostra que é fácil encontrar ofertas de álcool gel e máscaras por lá.

Igualmente fácil é encontrar esses produtos com preços muita acima dos que são praticados usualmente pelo mercado, por isso, a OXL afirma ter intensificado os esforços de suas equipes de qualidade para coibir excessos. Publicações que apresentarem valores considerados abusivos (com preços acima das tabelas oficiais de mercado) serão bloqueados.

Anúncios que fizerem uso indevido do termo “coronavírus” ou semelhantes também poderão ser removidos, procedimento que poderá levar à suspensão dos responsáveis por essas publicações.

Se considerarmos o número de usuários diários da plataforma, o desafio é grande. De todo modo, ofertas abusivas ou publicações não condizentes com as práticas para prevenção ao coronavírus (Covid-19) poderão ser denunciadas em um canal exclusivo dentro da Central de Ajuda da OLX.

Essa não é uma decisão isolada. Também nesta semana, o Mercado Livre anunciou medidas para coibir preços abusivos de álcool gel e máscaras em sua plataforma.

Além disso, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e a camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) criaram um canal para que consumidores possam denunciar preços abusivos no varejo online de produtos associados à prevenção do coronavírus.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados