Canon EOS R5 poderá filmar em 8K a 30 fps ou 4K a 120 fps

Dentro do corpo há um curioso sistema de estabilização de imagens que segura o sensor em cinco eixos, junto do estabilizador das lentes

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Canon EOS R5

A Canon divulgou mais detalhes sobre a EOS R5 Full-Frame que será lançada em breve, com destaque para a capacidade de gravar vídeos em 4K com 120 quadros por segundo. A câmera vai além e, com óbvia queda no fps, também pode filmar em 8K para pouquíssimas TVs no mundo.

Resolução 8K é legal, virou parte do lançamento dos Galaxy S20, mas o que realmente é impressionante na Canon EOS R5 é poder fazer vídeos em 4K com 120 frames por segundo, o que permite muita resolução em imagens extremamente fluidas, ou então em câmera lenta com pixels de sobra. Para a mágica, toda a largura do sensor será utilizado, mas a fabricante japonesa não diz se de 8K para 4K o arquivo será gerado por down-sampling ou pulando linhas de pixels.

A lista de possibilidades para vídeo inclui:

  • 8K RAW com 29,97 fps
  • 8K de até 29,97 fps em 10-bit Canon Log (H.265)
  • 4K de até 119,88 fps com 10-bit Canon Log (H.265)

Em qualquer um dos modos das resoluções 8K e 4K, a câmera utilizará foco automático dual pixel no CMOS, junto de sistema interno de cinco eixos para estabilização das imagens e que trabalhará junto dos estabilizadores ópticos de cada lente RF e EF.

Estes dois últimos recursos são ótimos para gravações onde a câmera fica em movimento, como documentários com planos longos. Para gravar, a Canon EOS R5 oferecerá duas entradas para cartões de memória, sendo um SD UHS-II e outro CFexpress.

Além de vídeos, a R5 será capaz de fazer 20 fotos por segundo. Ainda faltam algumas informações importantes, como a resolução deste sensor para fotos e a mais importante de todas: preço. A Canon não divulgou data de lançamento e nem valores, mas certamente a Canon EOS R5 não será barata e ao mesmo tempo promete ser uma das melhores câmeras de vídeo para sua categoria.

Com informações: Canon.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados