Nvidia RTX Voice ajuda a remover ruídos em chamadas no PC

Software usa inteligência artificial para cancelar barulhos indesejados nas conversas. Veja como configurar

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 2 anos
geforce-rtx-2080-ti

Várias empresas estão investindo em soluções para melhorar a qualidade do trabalho remoto, devido ao home office da quarentena. A Nvidia, por exemplo, lançou a versão beta do RTX Voice – programa que usa inteligência artificial para cancelamento de ruídos e, assim, melhorar suas conversas por áudio no PC. No entanto, essa pode não ser uma alternativa para todos.

Como o próprio nome do software já diz, para usar o RTX Voice é necessário que você tenha um computador (rodando Windows 10) equipado com alguma placa de vídeo da série GeForce RTX 20.

Além de permitir que seja possível participar de reuniões por voz, até mesmo em locais com muito ruído, a Nvidia afirma que o software (que está em versão beta) também abafa sons indesejáveis recebidos de pessoas que estejam falando de locais barulhentos.

O ajuste do programa é feito tanto para entrada quanto saída de áudio. Além de reuniões de trabalho, o app pode ser usado para fazer streamings e na hora de conversar, por chat de áudio, durante jogatinas no PC.

Os programas suportados pelo RTX Voice são:

  • Discord
  • OBS Studio
  • XSplit Broadcaster
  • Twitch Studio
  • WebEx
  • Zoom
  • Slack
  • Skype
  • Google Chrome

Como configurar o RTX Voice

Vale ressaltar, novamente, que o aplicativo só funciona em GPUs RTX 20 com Windows 10. Dito isso, vamos lá: primeiro, faça o download do RTX Voice. Inicie o aplicativo e siga as instruções de instalação.

Para configurar o app, siga os passos:

  1. Selecione o microfone (Input device) e a caixa de som ou fone de ouvido (Output device);
  2. Marque a caixa seletora, em ambas as opções, para ativar o cancelamento de ruídos.

RTX Voice

Se mesmo assim você não conseguir usar o recurso corretamente, certifique-se de que o app Nvidia RTX Voice esteja marcado como “Dispositivo Padrão” nas configurações de gravação (Painel de Controle > Hardwares e Sons > Som > Gravação).

Com informações: Nvidia

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Editora-Assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). Hoje, ela é editora-assistente no Tecnoblog, editora no Meio Bit e apresenta o Hit Kill.

Relacionados