Nvidia pode lançar variante da RTX 3060 que limita mineração de ether

Rumores apontam que Nvidia lançará em maio GeForce RTX 3060 com GPU modificada para dificultar mineração de ether

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
Placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3060 (Imagem: Divulgação/NVIDIA)
Placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3060 (imagem: Divulgação/NVIDIA)

A GeForce RTX 3060 surgiu como um balde de água fria para muitos jogadores. Lançada para ser poderosa, mas mais em conta que as placas RTX 3090, 3080 e 3070, ela acabou se tornando um dos modelos preferidos de mineradores de criptomoedas. Mas a situação pode ficar favorável ao público gamer: há rumores de que a Nvidia lançará uma variação da RTX 3060 que dificulta a mineração de ether.

Escassez de placas de vídeo

O mercado de semicondutores enfrenta uma crise. A demanda por chips está muito maior do que a oferta e esse problema não vai ser resolvido tão cedo. No segmento de placas de vídeo, esse cenário vem sendo agravado pela grande procura de GPUs de alto desempenho para mineração de criptomoedas.

Eis a consequência: jogadores que buscam placas de vídeo atuais, principalmente dentro da linha RTX GeForce 3000, enfrentam dificuldades para encontrar essas unidades no varejo. Frequentemente, quando eles conseguem encontrá-las, os preços estão muito acima dos valores sugeridos pela Nvidia.

Na tentativa de colocar um limite nessa situação, a companhia lançou a GeForce RTX 3060 em fevereiro com a promessa de restringir o desempenho da placa em atividades de mineração. No entanto, vários métodos têm sido adotados para burlar esse sistema.

Para piorar, um driver que retira a restrição para mineração de criptomoedas na RTX 3060 foi liberado por engano em março. Ao perceber o erro, a Nvidia imediatamente tirou o driver de seus servidores, mas o estrago já estava feito: até hoje é possível encontrar esse driver disponível para download em sites não oficiais.

Nvidia voltou à prancheta

Ou quase isso. Diante do fracasso da primeira tentativa de dificultar a mineração de ether nas placas RTX 3060, a Nvidia teria decidido substituir a GPU GA106-300-A1 das unidades atuais pelo GA106-302-A1, um chip igual ao primeiro, exceto por conter mecanismos que dificultam atividades de mineração.

Pelo menos é o que afirma uma fabricante taiwanesa de placas de vídeo ao site HKEPC Hardware. A empresa, não identificada, declarou ainda que as placas RTX 3060 baseadas no chip GA106-302-A1 não serão compatíveis com os drivers das unidades atuais, o que também deve dificultar o uso dos novos lotes para mineração de ether.

A Nvidia não comentou o assunto, mas não deve demorar para descobrirmos se os rumores são verdadeiros: a previsão é a de que as primeiras placas de vídeo baseadas na GPU GA106-302-A1 cheguem ao mercado em maio.

Com informações: TechRadar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados