Atualização Taproot do bitcoin é ativada e facilita transações complexas

Taproot traz novo esquema de assinaturas para economizar espaço e simplificar contratos inteligentes no blockchain do bitcoin

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Bitcoin (Imagem: Executium/Unsplash)

A aguardada atualização Taproot do blockchain do bitcoin (BTC) finalmente chegou. Primeira grande mudança desde 2017, ela foi ativada na madrugada deste domingo (14) e traz melhorias na privacidade e na eficiência da rede.

A mudança aconteceu às 2h15 de domingo com a mineração do bloco 709.632. Segundo o CoinDesk, até o momento, pouco mais da metade dos nós conhecidos do bitcoin mostram estar atualizados. O resto ainda roda o software antigo e não pode seguir as novas regras da Taproot. Mesmo assim, pelo menos 90% dos mineradores indicaram ter planos para atualizar o programa.

Do lado dos usuários, suas carteiras precisarão ter suporte à nova versão. Por enquanto, são poucas as compatíveis. Geralmente, esse processo é lento: a última grande atualização — a SegWit (Segregated Witness), de 2017 — demorou dois anos para estar em 50% das carteiras.

O que muda com a Taproot?

A grande novidade da Taproot são as chamadas assinaturas Schnorr. Agora, as transações contam com múltiplas assinaturas ilegíveis, que ficam menos expostas na rede e dão mais privacidade aos usuários.

Por outro lado, isso não traz maior anonimato para endereços individuais no blockchain público, o que é importante no combate à lavagem de dinheiro.

Blockchain (Imagem: mmi9/Pixabay)
Blockchain (Imagem: mmi9/Pixabay)

Os chamados contratos inteligentes também ficarão mais fáceis e baratos com o novo esquema de assinaturas. Esses contratos são acordos codificados que automatizam vários processos e podem ser usados para transações como o agendamento de pagamentos mensais ou até o pagamento e registro de um veículo.

Assim, é possível eliminar intermediários e fazer com que o bitcoin seja mais um meio de pagamento e menos um ativo digital especulativo. Com a mudança, esse tipo de operação ocupará menos espaço no blockchain, abrindo um leque de oportunidades e negócios.

Com informações: CoinDesk, The Block

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados