Resident Evil 4 ganha remasterização em HD feita por fãs; veja como instalar

Fãs trabalharam no projeto de Resident Evil 4 HD por sete anos e finalmente lançaram o resultado de graça na Internet

Felipe Vinha
Por

Mais uma versão de Resident Evil 4 está no mercado, mas ela é grátis e foi feita por fãs, para PC. A reedição do clássico jogo da Capcom agora foi remasterizado em alta definição e já está disponível para baixar. O projeto ficou nada menos que sete anos em desenvolvimento, por uma equipe pequena de fãs programadores.

Resident Evil 4 em HD feito por fãs (Imagem: Reprodução)

A autoria é de Albert Marin e de sua pequena equipe. E o trabalho foi bastante penoso: eles modificaram cada pedaço do jogo, cada imagem, cada objeto, tudo, para ficar com um visual impecável. Há pouco mais de um ano, em entrevista ao The Verge, a equipe alegou ter mais de 9 mil horas somadas no projeto.

O resultado é realmente impressionante e pode-se dizer que esse jogo deve até mesmo ser chamado de Resident Evil 4 Remake, em vez de Remaster, de tantas coisas e detalhes que mudaram no visual de objetos pelo cenário. Porém não há qualquer mudança na jogabilidade ou controle dos personagens na tela.

Veja uma prévia do resultado, no vídeo abaixo:

YouTube video

Como baixar e instalar

Um bom aviso é que esta versão retrabalhada de Resident Evil 4 não é um jogo em separado. Ele é instalado como um “patch” na edição de Steam do game, que está disponível normalmente na loja com o título de Resident Evil 4 Ultimate HD.

Para usar a versão remasterizada é preciso deixar o jogo do Steam instalado – e comprado –, depois 37GB de espaço livre em disco extras e:

  1. Acesse o site para baixar o pacote;
  2. Encontre a pasta onde Resident Evil 4 está instalado no PC;
  3. Copie o conteúdo da pasta Bin32 do arquivo baixado;
  4. Cole o conteúdo dentro da pasta Bin32 no diretório do jogo;
  5. Apague a pasta Bio4 original dos arquivos do Steam;
  6. Cole no lugar a pasta baixada Bio4;
  7. Inicie o jogo, se der algum erro, reinicie.

Na dúvida, aqui há um vídeo da produção que ajuda no processo:

https://www.youtube.com/watch?v=1M8gY45bjEA&feature=emb_title

Além do espaço em disco, a modificação requer um processador Intel Core 2 Quad 2.7Ghz ou superior, 4GB de RAM e uma placa de vídeo de, no mínimo, 2GB. A partir daí é só aproveitar a novidade.

Com informações: The Verge.

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados

Relacionados