TVs com Roku vão ganhar protetor de tela com fotos do usuário e mais

Roku OS 11, sistema operacional para televisões, marca a sua estreia com novas ferramentas para personalizar a interface

Bruno Gall De Blasi
Por
Interface do Roku Express (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Roku revelou uma nova versão do seu sistema operacional para TVs. Anunciado nesta terça-feira (22), o Roku OS 11 oferece proteção de tela com fotos do usuário e outros recursos para tornar o software mais personalizado. A atualização também traz melhorias para o acesso a conteúdos, ao app para celulares e outras novidades.

Os detalhes do update foram revelados no blog da companhia. De acordo com o comunicado, a nova versão confere algumas ferramentas para tornar o sistema mais personalizado. É o caso do Roku Photo Streams, uma função que permitirá ao usuário escolher fotos para serem usadas como protetor de tela.

O envio das imagens pode ser feito pelo celular ou computador. Para isto, o usuário só precisa fazer upload dos arquivos desejados para o dispositivo. Em seguida, as fotos serão exibidas quando a televisão não estiver em uso, como se fosse uma galeria.

O Photo Streams também permitirá o compartilhamento de imagens. Isto significa que os arquivos poderão ser partilhados com amigos que tenham dispositivos ou televisões com o sistema, por exemplo. “Depois que um Stream é compartilhado, amigos e familiares também podem fazer upload de suas próprias fotos”, afirmaram.

Roku OS 11 vai permitir escolher fotos para apresentar como proteção de tela (Imagem: Divulgação)
Roku OS 11 vai permitir escolher fotos para apresentar como proteção de tela (Imagem: Divulgação)

Roku OS 11 traz mudanças na interface, som e mais

A interface recebeu outros incrementos. Na tela inicial, os usuários terão acesso a um novo painel que oferece sugestão de conteúdos de filmes e séries. Segundo a companhia, o menu oferece uma seleção personalizada de novos títulos que foram adicionados recentemente e recomendações com base em conteúdo popular. 

Além disso, a companhia levou uma nova experiência à busca do app para celulares. Ao fazer uma pesquisa, a ferramenta apresentará novos elementos para destacar quais canais estão transmitindo o conteúdo gratuitamente. A atualização ainda indicará se a programação está disponível nas plataformas de assinatura. 

Também há novidades para melhorar a qualidade do som. Entre eles, está a clareza de voz automática, uma função que identifica e amplifica dinamicamente o diálogo nos dispositivos da marca, e a sincronização de áudio e vídeo. Os alto-falantes Roku também ganharam novos modos de som: padrão, diálogo, filme, música e noite.

O teclado de voz também tornou-se disponível para os seguintes idiomas: português, alemão e espanhol.

Atualização para o Roku OS 11 também leva melhorias ao app para celulares (Imagem: Divulgação)
Atualização para o Roku OS 11 também leva melhorias ao app para celulares (Imagem: Divulgação)

Atualização será lançada “nas próximas semanas”

Segundo a companhia, a atualização para o Roku OS 11 estará disponível “nas próximas semanas”. A fabricante não revelou uma lista de dispositivos que vão receber o update. Mas informou que a nova versão chegará a “players de streaming Roku suportados, modelos Roku TV e periféricos”.

Tecnoblog entrou em contato com a Roku para saber quando a atualização estará disponível para os brasileiros, mas não obteve retorno até o momento.

Com informações: Android Central e Roku (Blog)

Receba mais sobre Roku na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados