Novo Chromecast mais barato com Google TV deve enfim chegar em outubro

Além de mais barato, novo Chromecast com Google TV deve ser compatível com codec AV1 e suportar apenas resolução 1080p

Emerson Alecrim
Por
Atual Chromecast com Google TV (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Desde o início do ano circulam rumores de que o Google lançará um Chromecast com Google TV mais barato. O dispositivo está prestes a virar realidade. Novos burburinhos apontam para um lançamento nas próximas semanas. É possível até que o anúncio seja feita no dia 6 de outubro, no evento que o Google programou para lançar os celulares Pixel 7.

O Chromecast com Google TV traz controle remoto e suporta a resolução 4K. O novo modelo deve ser limitado à resolução 1080p, no entanto. É por isso que ele pode ser chamado de “Chromecast HD com Google TV” ou, imagino, simplesmente de “Chromecast HD”.

Dentro do Google, o gadget é chamado de Boreal. Pelo menos esse é o codinome que foi encontrado em uma documentação da empresa em janeiro, quando veio à tona os primeiros rumores sobre um novo Chromecast.

Na época, também surgiram informações de que o dispositivo terá suporte ao AV1. Esse é o nome de um codec de vídeo com especificações abertas e livre de royalties que, basicamente, faz o streaming exigir menos largura de banda.

Possíveis especificações técnicas

De acordo com rumores mais recentes, o novo Chromecast vai ser equipado com o chip quad-core AMlogic S805X2, que suporta o codec AV1. A memória RAM terá 2 GB, a mesma quantidade encontrada no Chromecast com Google TV atual.

No quesito conectividade sem fio, o gadget deve suportar conexões de 2,4 GHz e 5 GHz, mas a versão do Wi-Fi ainda é um mistério. Por fim, o modelo deve manter o controle remoto e contar com design igual ou parecido com o do atual Chromecast.

Controle remoto do Chromecast com Google TV (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Controle remoto do Chromecast com Google TV (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Evento do Google Pixel 7

O Google agendou um evento para 6 de outubro. Na ocasião, a companhia deve anunciar oficialmente os smartphones Pixel 7 e Pixel 7 Pro. É muito provável que o relógio Pixel Watch também seja lançado por lá.

Para completar, o evento deve servir de palco para o anúncio de dispositivos para o lar, com destaque para os produtos inteligentes da família Nest. É nessa categoria que o novo Chromecast pode ser anunciado.

O preço ainda não é conhecido. Sobre esse aspecto, os rumores apontam apenas que o gadget será mais barato que o atual Chromecast com Google TV. Este, por sua vez, deve continuar à venda para atender ao segmento de consumidores que preferem vídeos com resolução maior.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados