Notícias Gadgets

Chromecast com Google TV (o 4K, de 2020) também está homologado pela Anatel

Trazendo um controle remoto com microfone, gadget do Google recebeu sua certificação e pode aparecer nas lojas de forma oficial

Ricardo Syozi Everton Favretto
Por
e

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Depois de dois anos de seu lançamento nos Estados Unidos, o Chromecast com Google TV recebeu a homologação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O dongle consegue reproduzir vídeos em até 4K e tem compatibilidade com a assistente virtual da empresa. A partir daí, podemos esperar que o gadget comece a ser vendido oficialmente no Brasil a qualquer momento.

Chromecast com Google TV (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Chromecast com Google TV (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O dongle do Google recebeu o certificado no dia 10 de junho e foi solicitado pela New Paths Representação Comercial Ltda., com data de validade para 10 de junho de 2024. Curiosamente, o controle remoto do aparelho recebeu a homologação ainda em fevereiro de 2022.

Seu modelo de identificação é o GZRNL, com fabricação nos EUA. Vale apontar que além deste item, outro Chromecast foi homologado, que pode ser lançado em outubro, como descoberto exclusivamente pelo Tecnoblog.

O pequeno aparelho traz um visual simples e pouco chamativo. As cores disponíveis são em branco, azul e rosa. Algumas das características do gadget incluem Bluetooth 4.1 (nada de 5.1, infelizmente), Wi-Fi 802.11ac e suporte a Dolby Vision, HDR10 e HDR10+.

Em nosso review, sentimos que o device é um grande acerto do Google, podendo ser considerado um dos melhores dispositivos de streaming da atualidade.

Finalmente um controle remoto

O controle remoto do Chromecast (Imagem: Divulgação / Anatel)
O controle remoto do Chromecast (Imagem: Divulgação / Anatel)

Para quem não sabe, as gerações anteriores do Chromecast precisavam de um smartphone conectado ao aparelho para controlar tudo. Dessa vez, a adição de um controle remoto é muito bem-vinda. O acessório usa duas pilhas AA e é bastante minimalista.

Seus poucos botões oferecem navegação fácil, opções como volume e acesso instantâneo à apps como Netflix e YouTube.

Outro recurso interessante é a presença de um microfone no controle. Basta apertar o botão do lado direito para falar com a assistente virtual da companhia. Ademais, vale destacar que o dispositivo permite ligar e desligar a televisão.

O que mais chamou a sua atenção no novo Chromecast com Google TV? Tem interesse em adquirir o device?

Ricardo Syozi

Repórter

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral. Entrou para o Tecnoblog em 2021.

Everton Favretto

Assistente de Conteúdo

Everton Favretto é bacharel em Tecnologias Digitais pela UCS e caça homologações da Anatel para o Tecnoblog. Gosta de telefones (velhos e novos) e está sempre pronto para falar de aviões. Consegue identificar um modelo de 737 olhando para a fotografia dele e tem um Raspberry Pi Zero W na sacada só para rastrear as aeronaves por ADS-B.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque