Nvidia deve garantir que conector da RTX 4090 não derreta, diz PCI-SIG

Nvidia sugere que casos de queima foram causados por encaixe incompleto do conector da RTX 4090; para PCI-SIG, fabricantes devem lidar com isso

Emerson Alecrim
Por
GeForce RTX 4090 tem mais de 16 mil núcleos CUDA (imagem: divulgação/Nvidia)
GeForce RTX 4090 (imagem: divulgação/Nvidia)

Ao montar um PC gamer, você não espera que algum componente pegue fogo. Mas isso aconteceu com duas placas de vídeo RTX 4090. A Nvidia declarou que o problema teria sido causado por um conector mal encaixado. Mas o assuntou não terminou aí. O PCI-SIG, grupo responsável pelo padrão PCI Express, deu a entender que Nvidia e fabricantes deveriam ter previsto esse risco.

As placas de vídeo Nvidia GeForce RTX 4090 têm um cabo 12VHPWR para alimentação elétrica. Em dois episódios que se tornaram públicos, o componente começou a soltar fumaça e derreter.

Nessas circunstâncias, logo imaginamos se houve algum tipo de sobrecarga. No entanto, um dos usuários relatou que jogava Red Dead Redemption 2 no momento do incidente. Durante a jogatina, a placa de vídeo demandava 400 W, coisa que o conector da RTX 4090 suporta. Ou deveria suportar.

A Nvidia começou a investigar os dois casos. Em 18 de novembro, a companhia postou em uma página de suporte que ainda estava estudando o problema, mas que já tinha uma pista sobre a causa: o encaixe incompleto do conector 12VHPWR.

Na mesma publicação, a Nvidia admitiu ter recebido, até aquela data, cerca de 50 casos de conectores queimados. Será que em todos eles o conector 12VHPWR estava mal encaixado?

Um dos casos de conector queimado (imagem: reggie_gakil/Reddit)
Um dos casos de conector queimado (imagem: reggie_gakil/Reddit)

O recado do PCI-SIG

Talvez a resposta seja um sonoro “sim”. Mas, para o PCI-SIG, os fabricantes precisam realizar testes que considerem situações em que o dispositivo pode representar algum tipo de perigo para o usuário.

Em nota enviada ao Tecnoblog e a outros veículos, o PCI-SIG declarou o seguinte:

O PCI-SIG gostaria de ressaltar a todos os membros que fabricam, comercializam ou revendem tecnologias PCI-SIG (incluindo conexões 12VHPWR) da necessidade de se adotar todas as medidas apropriadas e prudentes para garantir a segurança do usuário final, incluindo testes para casos de problemas relatados envolvendo consumidores, como alegado na ação acima referida.

(…) Ao implementar uma especificação PCI-SIG, os membros são responsáveis pelo projeto, fabricação e testes, incluindo testes de segurança de seus produtos.

Se você se perguntava qual a relação do PCI-SIG com o assunto, está aí a explicação. A entidade é responsável pela padronização do conector 12VHPWR. Cabe a ela fornecer as especificações técnicas para a fabricação do componente. Porém, métodos de produção, materiais e testes de segurança cabem aos membros do PCI-SIG, isto é, aos fabricantes.

Já a ação mencionada no comunicado diz respeito a um processo judicial: nos Estados Unidos, o assunto foi parar em um tribunal da Califórnia.

Se o problema estiver mesmo no encaixe, desenvolver uma forma de evitar que o conector 12VHPWR fique mal encaixado é a solução mais óbvia para o problema. Mas, provavelmente, isso levaria a um programa de recall, o que implicaria assumir culpa. Pelo jeito, essa é uma história que ainda vai longe.

Ao menos a Nvidia anunciou que ela e as companhias parceiras (que montam as placas RTX 4090) se comprometeram a reparar as unidades dos cerca de 50 casos relatados.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados