Discord está causando queda de desempenho em GPUs Nvidia

Usuários de placas de vídeo RTX 3000, RTX 2000 e GTX 1000 relatam problemas com redução do clock de memória quando o Discord está aberto; Nvidia lançará correção em breve

Felipe Freitas
Por
nvidia geforce rtx 3090 3070 3080
GPUs Nvidia RTX 3000 sofrem redução do clock de memória quando o Discord está aberta (Imagem: Divulgação/Nvidia)

Uma nova atualização do Discord está causando queda de desempenho em placas de vídeo da Nvidia. Os primeiros relatos do caso surgiram no Reddit e no fórum de fãs do Linus Tech Tips. Modelos recentes, como a RTX 3080 e RTX 3060 Ti, estão entre os equipamentos com as memórias afetadas.

Como explica o site The Verge, o Discord lançou nos últimos dias uma atualização para que os usuários de placas de vídeo RTX 4000 possam streamar com o codec AV1, em qualidade de até 4K, pelo Discord Nitro. A Nvidia anunciou que enviará uma atualização automática em breve, mas é possível corrigir o problema manualmente através do GeForce 3D Profile Manager.

Discord está roubando o desempenho de GPUs Nvidia

Segundo alguns relatos, uma GPU afetada pelo bug chegou perder “incríveis” 200 mHz de clock de memória. Todavia, outro usuário do fórum Linus Tech Tips informou que a sua GPU teve uma queda de 500 mHz no mesmo quesito.

Para o problema acontecer, o usuário precisa abrir o Discord e iniciar algum jogo. Quem utiliza softwares de monitoramento de desempenho verá os clocks das memórias caírem. No Reddit, um usuário comentou que o mesmo problema aconteceu algumas vezes durante o uso da ferramenta de streaming OBS.

Apesar da atualização ser lançada para a placas RTX 4000, nenhum caso com esses modelos surgiu até o momento desta publicação. No fórum do Linus Tech Tips, há relatos de usuários da RTX 3060 Ti, RTX 3080, RTX 2070 Super, RTX 2070, GTX 1080 Ti passando pelo mesmo problema de queda de clock.

GeForce RTX 3060 Ti sofre com bug após atualização do Discord (Imagem: Divulgação/Nvidia)
GeForce RTX 3060 Ti sofre com bug após atualização do Discord (Imagem: Divulgação/Nvidia)

“Não é só pelos 200 mHz”

Uma queda de 200 mHz pode não causar uma queda absurda de performance. Por exemplo, é como se uma GPU com 7,0 gHz de clock de memória passasse a operar somente com 6,8 gHz (2,8% de queda). Talvez não mude nada no seu jogo. Mas estamos falando de GPUs relativamente novas, caras e de um problema causado por app de terceiro.

Não é só pelos 200 mHz (ou 500 mHz): é por esperar que a fabricante forneça um produto de qualidade. Um aplicativo de chat não deveria causar uma queda de desempenho na memória de uma GPU.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados