Amazon inaugura venda direta ao consumidor no Brasil
Mesmo com a expansão, ainda não há previsão da chegada do Amazon Prime ou da Alexa ao Brasil
A Amazon acaba de aumentar sua participação no mercado brasileiro, expandindo os negócios para venda direta ao consumidor. A novidade no maior varejista do mundo começa a partir de hoje (22), inclui 12 categorias que são vendidas e entregues pela Amazon, junto de entrega rápida que pode acontecer em até dois dias.
A Amazon entrou no Brasil em 2012 com o lançamento do Kindle de quarta geração e o início de operações com livros digitais para a plataforma, para dois anos depois começar a vender livros físicos. Em 2017 a empresa abriu o site brasileiro para o market place, que são lojistas que vendem dentro da Amazon, semelhante ao que a B2W e Via Varejo estão fazendo em seus sites – como o Submarino, Americanas, Shoptime, Ponto Frio e Casas Bahia.
A nova forma de comercializar diretamente com o consumidor só foi possível com o início das operações de um centro de distribuição em Cajamar, no interior de São Paulo. Ele funcionará em conjunto com outro já existente e que fica em Barueri – ambos estão na mesma região metropolitana da capital paulista.
Uma novidade que chega junto da venda direta está nas opções de entrega. Para alguns destinos, é possível efetuar a entrega em dois dias, ou escolher uma entrega padrão que leva mais tempo e que tem custo menor. Sempre que um produto for enviado pela Amazon, o frete poderá ser grátis nas compras acima de R$ 99 para livros e videogames, ou acima de R$ 149 para todas as outras categorias.
Por enquanto apenas a Amazon chegou ao Brasil, sem incluir o plano Prime que oferece frete grátis em alguns produtos, menor tempo de entrega e acesso aos serviços de streaming de vídeo (Amazon Prime Video), de música (Amazon Music) e o alguns livros do Kindle – com promoção para o serviço Kindle Unlimited, que já existe no Brasil.
Também ainda não existe previsão para que a Alexa, assistente pessoal criada pela empresa de Jeff Bezos, chegar ao Brasil. Os pagamentos em todos os produtos, comercializados pela Amazon ou não, podem ser feitos via boleto ou cartão de crédito e é possível parcelar as compras.
Com informações: TechTudo.