Amazon lança alto-falante inteligente com câmera para julgar seu visual

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas

O Amazon Echo é um alto-falante inteligente que responde aos seus comandos de voz. Ele se tornou um sucesso de vendas — mais de 11 milhões de unidades desde seu lançamento em 2015 — e está ganhando uma variante chamada Echo Look.

A ideia soa meio estranha: que tal colocar uma câmera de US$ 200 no quarto para fotografar seu look do dia, e para recomendar o que você deveria vestir?

É exatamente isso o que o Echo Look faz. Ela tem uma câmera de 5 megapixels, flash LED e um sensor de profundidade. Diga “Alexa, tire uma foto” e ela é enviada para um aplicativo (e armazenada na nuvem da Amazon), onde você pode compartilhá-la com amigos e criar um álbum das roupas que usou ao longo do tempo.

Você poderia fazer basicamente o mesmo com uma selfie no espelho, mas é claro que o Echo Look tem truques de inteligência artificial para justificar sua existência. O recurso Style Check usa aprendizado de máquina e recomendações de estilistas: você envia duas fotos usando roupas diferentes, e o app diz qual fica melhor em você. Há também um recurso “Inspired by Your Look” que recomenda roupas para você comprar (é claro) na AmazonFashion.

E, claro, como se trata de um dispositivo Echo, é possível usá-lo para todo tipo de comando de voz. Isso inclui perguntar a previsão do tempo, tocar música, controlar sua lista de tarefas, pedir pizza, chamar um Uber e controlar sua casa inteligente.

E quanto à privacidade? Bem, existe um botão físico no lado do Echo Look que desconecta eletronicamente a câmera e os microfones. A câmera só é ativada quando o usuário pede, e só grava sua voz quando detecta o comando “Alexa”.

Tudo isso pode parecer uma pegadinha de Primeiro de Abril, ou algo saído de Black Mirror, mas é bem real. Milhões de pessoas estão dispostas a colocar um alto-falante inteligente na sala; resta ver quantas vão colocar uma câmera com microfone no quarto.

O Echo Look está disponível por US$ 199,99 nos EUA apenas para quem tem convite, e é oferecido inicialmente para membros do Amazon Prime.

Com informações: Ars Technica, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados