Amazon Luna é novo rival do Stadia e xCloud em streaming de jogos
Amazon Luna é um concorrente do xCloud, da Microsoft, e também do Stadia, do Google; serviço ainda não será lançado no Brasil
Amazon Luna é um concorrente do xCloud, da Microsoft, e também do Stadia, do Google; serviço ainda não será lançado no Brasil
A Amazon anunciou Luna, nova plataforma de jogos que funciona por meio de streaming, similar a concorrentes como o xCloud, da Microsoft, e Stadia, do Google. O Luna será lançado em outubro, nos EUA, e estará disponível para Fire TV, Windows, Linux, Mac e dispositivos iOS em um primeiro momento, com suporte ao Android previsto para semanas depois.
O Luna+, a versão premium e com acesso sem impedimentos, promete “horas ilimitadas de jogo” e um “catálogo de jogos crescente” por US$ 5,99 ao mês. O serviço promete rodar games em resolução 1080p a 60 FPS, com previsão de ter resolução 4K “em breve”. Uma boa conexão coma Internet também é requisito.
Além disso, o Luna permite realizar o streaming em dois dispositivos ao mesmo tempo e também deve funcionar diretamente nos navegadores, sem a necessidade de baixar um aplicativo ou instalar qualquer coisa.
Para breve o serviço promete um canal exclusivo da Ubisoft, possivelmente com assinatura em separado, mas ainda sem detalhes adicionais. O canal deve conter jogos e DLCs da produtora francesa, como Assassin’s Creed e Watch Dogs.
A ideia é que, com o tempo, outras empresas tenham seus canais lançados no Luna, com serviço de assinatura à parte.
O Luna também terá integração com o Twitch desde o lançamento, permitindo que os jogadores realizem transmissões de suas partidas para o público. Por ser um serviço da Amazon, será possível também conectar a conta Amazon Prime Gaming para resgatar jogos e usar.
Por ora, o único acessório oficial do Luna é um controle Bluetooth tradicional, com visual que lembra o Pro Controller do Nintendo Switch. Ele será comercializado por US$ 50 e também terá conexão com a Alexa, inteligência artificial da Amazon, por meio de um botão para acionar comandos de voz.
A Amazon garante, porém, que o Luna será compatível com qualquer controle Bluetooth da atualidade, e isso deve incluir os joysticks do PS4, PS5, Xbox e outros consoles mais recentes no mercado.
A Amazon pretende ter pouco mais de 50 jogos disponíveis no Luna+ até o fim do acesso antecipado, que começa em outubro.
Os primeiros jogos previstos são:
Jogos de aventura, plataforma, independentes, RPG, corridas e outros gêneros são prometidos no site oficial.
Por enquanto o Luna está previsto apenas para os EUA por meio de testes iniciais, nenhum outro país deve receber o serviço até segunda ordem, isso inclui o Brasil.
Com informações: The Verge