Android Oreo mostra velocidade de redes Wi-Fi públicas antes de se conectar

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas

O Android 8.1 Oreo, liberado para as fabricantes em dezembro, trouxe algumas novidades interessantes: ele mostra por que alguns apps consomem tanta bateria, e libera acesso a um coprocessador de imagem na linha Pixel.

Agora, o sistema consegue exibir a velocidade de redes Wi-Fi abertas antes de você se conectar. Esse recurso está sendo liberado gradualmente para os (poucos) usuários.

Funciona assim: ao abrir o menu Wi-Fi, cada rede aberta — isto é, acessível sem senha — virá acompanhada por uma descrição da velocidade. São quatro níveis:

  • lenta: de 0 a 1 Mb/s, suficiente para fazer chamadas telefônicas via Wi-Fi Calling e enviar mensagens de texto;
  • OK: de 1 a 5 Mb/s, o bastante para “ler páginas da web, usar mídias sociais e fazer streaming de música”;
  • rápida: de 5 a 20 Mb/s, capaz de “fazer streaming da maioria dos vídeos”;
  • muito rápida: acima de 20 Mb/s, capaz de “fazer streaming de vídeos de qualidade muito alta”.

Nesta imagem de exemplo, do Android Police, a rede “Linksys” é lenta e chega a até 1 Mb/s; enquanto a rede “Public Wi-Fi” é mais rápida. Se a rede for protegida por senha, o Android não vai testar sua velocidade.

Se você quiser ocultar as velocidades de rede, siga o caminho Configurar > Rede e Internet > Wi-Fi > Preferências de Wi-Fi > Avançado > Provedor de avaliação de rede > Nenhum. Administradores de rede podem impedir essa medição de velocidade seguindo estas instruções.

O recurso está disponível apenas para o Android 8.1 Oreo, presente em 0,2% dos dispositivos, incluindo os smartphones Pixel, tablet Pixel C, Nexus 5X e Nexus 6P.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados