Epic Games lança Core, plataforma de jogos parecida com Roblox
Core é uma plataforma gratuita que permite fazer, publicar e jogar games criados com a Unreal Engine, da Epic Games
Core é uma plataforma gratuita que permite fazer, publicar e jogar games criados com a Unreal Engine, da Epic Games
A plataforma de jogos Core chegou hoje (15) à Epic Games Store. Com proposta parecida com Roblox, o aplicativo é gratuito e funciona como um mundo virtual em que é possível desenvolver, compartilhar e jogar games online com outras pessoas. Além disso, os criadores podem incluir microtransações nos títulos publicados e ganhar dinheiro. Por enquanto, Core está na fase de acesso antecipado nos PCs e ainda não tem data de lançamento para a versão final.
Desenvolvido pela Manticore Games, Core permite que qualquer pessoa crie seus próprios jogos na plataforma usando o motor gráfico da Epic Games, a Unreal Engine — mesma engine de Fortnite. Depois de criado, o game pode ser compartilhado e acessado por outros usuários livremente dentro de um mundo virtual compartilhado.
A plataforma estava em fase de testes alfa desde março de 2020, mas teve o acesso liberado para todos nesta quinta-feira (15). Core já conta com mais de 20 mil games criados, incluindo jogos de tiro em equipe, de plataforma, puzzles, RPGs, entre outros.
A ideia da Manticore Games é facilitar não só o desenvolvimento de jogos, como também a monetização deles. Além de disponibilizar na plataforma diversos elementos pré-programados da Unreal Engine, como construções, objetos, sons e animações, a empresa promete que não é preciso saber programar para produzir um game em Core.
Os criadores podem usar esses recursos do motor gráfico da forma que desejarem. Durante o desenvolvimento, será possível criar itens cosméticos ou até mesmo sistemas de assinaturas mensais para os games, que poderão ser vendidos em microtransações por dinheiro real. Segundo a Manticore Games, os donos dos jogos vão receber 50% da quantia arrecadada em Core.
No caso do Roblox, a desenvolvedora não paga os criadores diretamente. Para ganhar dinheiro, os produtores devem incluir microtransações dentro dos seus jogos por Robux, a moeda virtual da plataforma. Quando um usuário compra um item, a quantia em Robux é transferida para o dono do game, que pode trocar o recurso por dinheiro real.
É importante dizer que não é tão simples ganhar dinheiro com o Roblox. Somente membros do programa DevEx podem incluir microtransações nos jogos. Além disso, é preciso estar de acordo com diversas obrigações fiscais para fazer a troca dos Robux. As regras e requisitos para se tornar um DevEx estão no site oficial da plataforma.
A Epic Games ainda não detalhou os processos de monetização dos jogos publicados em Core. A empresa, porém, já adiantou que os criadores vão receber metade do lucro que arrecadarem com microtransações. O restante do dinheiro será dividido entre a Epic e a Manticore Games.
Com a chegada de Core, é possível que alguns desenvolvedores independentes migrem de plataforma devido à Unreal Engine. O motor gráfico é usado por grandes estúdios e está presente em diversos jogos recentes, como Fortnite, Final Fantasy VII Remake, Gears 5 e Valorant.
A vantagem de Roblox, contudo, é a disponibilidade em outras plataformas além dos PCs, como celulares Android e iPhone (iOS) e consoles Xbox. Por enquanto, Core está apenas na Epic Games Store, nos computadores.
Com informações: The Verge, Games Radar, CNBC, Business Insider.