Fast Shop confirma tentativa de ataque hacker; lojas físicas seguem funcionando

Site e aplicativo da Fast Shop estavam fora do ar nesta quinta-feira (23) de manhã; loja virtual já está sendo restabelecida

Bruno Gall De Blasi
Por
App da Fast Shop no iPhone (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Fast Shop sofreu uma tentativa de invasão nas últimas horas. Nesta quinta-feira (23), a companhia confirmou que adotou protocolos de segurança para conter o ataque, o que resultou na indisponibilidade do seu site e app. As lojas físicas da rede seguem abertas normalmente, mas nem todos os sistemas estão estáveis.

O ataque atingiu tanto a loja virtual quanto o Twitter da companhia. Nesta madrugada, a conta oficial da varejista informou que todas as lojas estariam fechadas até 26 de junho e que os pedidos online seriam adiados até dia 27. Além disso, hackers informaram que fizeram um “ataque de extorsão” nos sistemas da companhia.

Conforme o Tecnoblog apurou, todas as lojas do Rio de Janeiro (RJ) estão funcionando normalmente nesta quinta-feira (23). Em outras palavras: os consumidores podem se dirigir às unidades para fazer compras. O horário de funcionamento também é o mesmo de dias úteis: das 10h às 22h.

Mas nem tudo está funcionando devidamente como o esperado: as lojas físicas da rede até conseguem vender produtos. Ainda assim, o sistema está apresentando algumas dificuldades para fechar os pedidos. Também há relatos de problemas para acessar o e-mail corporativo da companhia.

Em nota, a Fast Shop disse que “todas as lojas continuam abertas e operando regularmente em todo país”.

Perfil do Twitter da Fast Shop anunciou que as lojas foram fechadas temporariamente (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Perfil do Twitter da Fast Shop anunciou que as lojas foram fechadas temporariamente (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Fast Shop confirma tentativa de acesso não autorizado

A Fast Shop se pronunciou sobre a indisponibilidade de seus sistemas nesta quinta-feira (23). Ao Tecnoblog, a empresa afirmou que identificou “uma tentativa de acesso não autorizado aos sistemas da companhia”. Mas, de imediato, a varejista acionou “protocolos de segurança”, o que motivou a queda do app e do site.

A rede ainda informou que a loja virtual já se encontra restabelecida e “funcionando normalmente”. “Salientamos que toda a base de informações da empresa está sob rígidos processos de segurança e não houve evidências de danos aos dados de nossos clientes”, afirmaram. 

Todavia, por volta de 12h20, o perfil do Twitter da companhia ainda exibia informações sobre o fechamento das lojas e adiamento de pedidos, além dos relatos da invasão. As publicações só foram removidas minutos mais tarde. Às 13h24, a companhia fez um tweet para comunicar o ataque hacker sofrido nesta quarta-feira (23).

Fast Shop retoma controle de sua conta do Twitter (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Fast Shop retoma controle de sua conta do Twitter (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Atualizado às 14h27 com novas informações sobre o perfil do Twitter.

Receba mais sobre Fast Shop na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados