Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot almejam 20% de vendas em versões eletrificadas no Brasil

Plataforma de motores Bio-Hybrid é anunciada pela Stellantis e tem versões com e sem carregamento por energia elétrica; montadora quer zerar emissões de carbono até 2038

Lucas Braga
Por
Plataformas eletrificadas da Stellantis (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

A Stellantis, montadora dona de marcas como Fiat, Citroën, Peugeot, Jeep e RAM, anunciou seus planos de eletrificação para o Brasil. A fabricante aposta principalmente em veículos de tecnologia híbrida, que utilizam combustão em conjunto com bateria.

Em evento na fábrica em Betim (MG), o presidente da Stellantis para a América Latina, Antonio Filosa, anunciou a meta de que 20% dos carros vendidos pela montadora no Brasil tenham algum tipo de eletrificação até 2030.

Em comparação com outros países, a meta local parece conservadora. A Stellantis planeja que 100% dos veículos vendidos na Europa sejam eletrificados; para os Estados Unidos, seriam 50%. A empresa leva em conta, no entanto, que as emissões de carbono no Brasil já são menores graças à utilização de etanol como combustível.

Elétricos e híbridos serão fabricados no Brasil

Filosa também apresentou outras metas durante o evento. A Stellantis quer ser uma empresa carbono neutro até 2038 e dobrar a receita líquida até 2030. Para isso, a montadora aposta na nacionalização do desenvolvimento e produção de componentes.

Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América Latina (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)
Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América Latina (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Trata-se de um trabalho extenso, pois a Stellantis precisará convencer fornecedores a fabricarem produtos que hoje possuem baixa demanda e são importados. Filosa aposta na nacionalização da produção desses componentes vários motivos, incluindo menores custos de impostos e logística.

A Stellantis também comemora que o Brasil dispõe de matéria-prima para produção das baterias, incluindo reservas de lítio no norte de Minas Gerais. Outros metais utilizados no processo fabril também são amplamente encontrados no país e na América Latina.

A fabricante não anunciou nenhum novo carro eletrificado produzido no Brasil, mas um lançamento é esperado nos próximos anos. De acordo com o executivo, a montadora apostará em um produto com potencial para maior volume de vendas.

Bio-Hybrid: a plataforma da Stellantis para eletrificação

A Stellantis apresentou suas quatro plataformas de eletrificação para os próximos anos. Elas serão utilizadas igualmente por carros de todas as marcas presentes no Brasil, incluindo Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot.

  • Bio-Hybrid: sistema elétrico híbrido multifuncional com bateria de lítio, que carrega a bateria e gera o torque adicional. A bateria não é recarregável pela energia elétrica.
  • Bio-Hybrid e-DCT: dois motores elétricos fornecem energia para impulsionar o veículo em modo totalmente elétrico ou em conjunto com o motor térmico. A bateria não é recarregável pela energia elétrica.
  • Bio-Hybrid plug-in: combina motores elétricos com motor térmico, e o cliente pode recarregar a bateria pela energia elétrica. Permite a condução 100% elétrica, 100% térmica ou híbrida
  • BEV: veículo totalmente elétrico
Plataforma Bio-Hybrid plug-in, com motor elétrico e de combustão
Plataforma Bio-Hybrid plug-in, com motor elétrico e de combustão (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

A capacidade dos motores avança progressivamente conforme a plataforma. O Bio-Hybrid mais simples tem em torno de 3 KW de potência, enquanto a versão e-DCT tem 3 KW + 16 KW.

De acordo com João Irineu Medeiros, VP de assuntos regulatórios da Stellantis, a utilização de veículos híbridos é uma importante forma de reduzir as emissões de carbono, que acontecem principalmente durante a partida inicial do motor.

Os veículos híbridos continuam com motores flex, ou seja, compatíveis com gasolina e etanol. Para que as emissões realmente diminuam é necessário que o consumidor mude o hábito e abasteça apenas com etanol.

Atualmente, 30% dos carros da frota circulante no Brasil são considerados veículos de baixa emissão graças à utilização de etanol. Trata-se de uma grande vantagem frente a outros países cujo combustível predominante é a gasolina.

Stellantis já tem carros elétricos e híbridos

A eletrificação não é um assunto novo para a Stellantis. A montadora já possui veículos elétricos e híbridos em seu portfólio.

Jeep Compass 4xe, Pegeout e-2008 e Pegeout e-208 são opções eletrificadas da Stellantis
Jeep Compass 4xe, Peugeot e-2008 e Peugeot e-208 são opções eletrificadas da Stellantis (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Durante o evento, tive a oportunidade de dirigir os modelos Peugeot e-2008, Fiat 500e e o furgão Citroën E-Jumpy. Tratam se de modelos 100% elétricos, ou seja, é necessário recarregar os veículos na tomada. Todos foram extremamente silenciosos durante o test-drive.

Os preços ainda são bem salgados. O modelo mais barato é o Peugeot e-2008, que sai pelo valor de R$ 209,9 mil. O elétrico também está disponível via assinatura através da Flua, com valor mensal a partir de R$ 6,7 mil.

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados