GoDaddy irrita funcionários com teste de phishing prometendo bônus
Cerca de 500 funcionários foram alvo de uma “pegadinha” da GoDaddy que dava trabalho extra a quem caísse em teste de phishing
Cerca de 500 funcionários foram alvo de uma “pegadinha” da GoDaddy que dava trabalho extra a quem caísse em teste de phishing
Imagine só — você recebe um e-mail da sua empresa sobre um suposto bônus salarial, mas na verdade, acaba sendo alvo de uma pegadinha com uma espécie de “lição”. Nada de dinheiro extra: a brincadeira (de mau gosto) foi um teste de phishing feito pela GoDaddy, e deixou muitos funcionários e usuários irritados neste fim de ano.
De acordo com informações do site Copper Courier, do Arizona, cerca de 500 funcionários da empresa receberam, no início de dezembro, um e-mail prometendo uma quantia referente a um suposto bônus por “um ano recorde para a GoDaddy”.
A mensagem pedia que as pessoas fornecessem algumas informações pessoais detalhadas, como a localização, para receber o pagamento.
Boas festas GoDaddy! 2020 foi um ano recorde para GoDaddy, graças a você!
Embora não possamos comemorar juntos durante nossa Festa de Natal anual, queremos mostrar nosso agradecimento e compartilhar um bônus único de Natal de U$ 650! Para garantir que receberá o seu bônus único a tempo para as férias, selecione a sua localização e preencha os detalhes até sexta-feira, 18 de dezembro.
Mas, na verdade, era tudo parte de uma armação da própria empresa para pegar os mais distraídos. Quem respondia o e-mail com os dados pedidos recebia uma mensagem com “você falhou em nosso teste de phishing”. E, além de não receber o bônus prometido, o funcionário ainda precisava participar de um treinamento de segurança.
É claro que a pegadinha deixou muita gente furiosa – dentro e fora da empresa. A ideia de brincar com uma remuneração extra em tempos de pandemia não foi bem aceita pela maioria das pessoas. No Twitter, muitos usuários ameaçaram mudar de provedor de hospedagem após a ação da GoDaddy.
Com a repercussão do caso em portais e redes sociais, a GoDaddy se pronunciou sobre o ocorrido:
A GoDaddy leva a segurança da nossa plataforma muito a sério. Entendemos que alguns funcionários ficaram chateados com a tentativa de phishing e a consideraram insensível, pelo qual pedimos desculpas.
Embora o teste imite as tentativas reais em jogo hoje, precisamos fazer melhor e ser mais sensíveis aos nossos funcionários.
Apesar do crescimento em clientes anunciado pela companhia, durante a crise provocada pela COVID-19, a GoDaddy dispensou e realocou centenas de funcionários – o que pesou ainda mais nas críticas feitas à empresa.
Com informações: Engadget