GOG, da CD Projekt Red, desiste de lançar jogo que critica China
Devotion, jogo de horror de taiwan, teve seu lançamento suspenso no GOG após crítica de jogadores chineses
Devotion, jogo de horror de taiwan, teve seu lançamento suspenso no GOG após crítica de jogadores chineses
A loja online GOG, administrada pela CD Projekt Red, desistiu de lançar o game Devotion na sua plataforma. Em 2019 o jogo foi acusado de ofender o presidente da China, Xi Jinping, por incluir uma referência ao Ursinho Pooh, personagem da Disney que virou meme no território, para fazer piada com o governo local.
Oficialmente a GOG não disse que a desistência de lançar o jogo esteja relacionada com a referência ao Ursinho Pooh, mas usuários no Twitter criticaram a mensagem publicada pela empresa nas redes sociais, citando a óbvia referência, com base no histórico do jogo.
Em sua postagem, a GOG informa: “Mais cedo anunciamos que o jogo Devotion estava chegando ao GOG. Após receber muitas mensagens de jogadores, decidimos não publicar o jogo na nossa loja”.
Para quem não sabe, o Ursinho Pooh é uma figura oficialmente proibida na China desde 2017. O personagem foi usado como uma brincadeira, ao ser comparado o presidente Xi Jinping em diversas poses e situações.
As autoridades chinesas, incluindo Xi Jinping, não gostaram da ideia e proibiram o personagem em qualquer aspecto. Mesmo o longa-metragem Christopher Robin, de 2018, que traz Pooh como protagonista, teve seu lançamento proibido por lá.
Quando foi lançado no Steam, em 2019, Devotion recebeu o mesmo tipo de crítica que apresenta agora, por conter um pôster que fazia referência ao Ursinho Pooh. Na ocasião, o game também foi removido do Steam – e permanece banido até hoje – mesmo após a remoção do conteúdo via atualização.
Quem comprou o jogo, porém, pode baixá-lo quantas vezes quiser. Mas não é mais possível comprá-lo na plataforma da Valve. Agora, com o GOG, o título sequer chegou a ser lançado, impedido sua compra ou adição à biblioteca.
Devotion tem produção do estúdio Red Candle Games, de Taiwan. É um jogo de horror que foi elogiado na época que saiu, mas que encontrou resistência e críticas por conta da referência ao Ursinho Pooh.
Na época os produtores informaram que a referência foi incluída por acidente, mas de nada adiantou e o game permanece de fora das lojas online.
Com informações: GOG.