HTC se desculpa por colocar anúncios no teclado de dispositivos Android

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 mês

A HTC já foi uma das principais fabricantes de dispositivos Android, mas acabou ficando atrás das concorrentes e deixando vários países, incluindo o Brasil. Agora, ela está lidando com mais uma dor de cabeça: o teclado padrão de seus dispositivos passou a exibir anúncios.

Várias imagens no Twitter mostram o teclado, a barra de previsões e um banner acima dele. Isso afeta até mesmo usuários de dispositivos high-end, como o HTC 10 e o U11.

O teclado TouchPal não é desenvolvido pela HTC, e é oferecido em duas versões na Play Store: sem anúncios para dispositivos da fabricante; e com anúncios para todo o resto. Parece que a desenvolvedora se confundiu e distribuiu código para os usuários errados. Ainda assim, como nota o Android Police, a HTC não deve permitir que outra empresa controle um componente tão essencial de seus produtos.

Em comunicado ao Engadget, a HTC diz que ocorreu um “erro”, e que “esta absolutamente não é a experiência que planejamos”. A empresa está trabalhando para remover os anúncios “o mais rápido possível”.

No Twitter, ela recomenda remover as atualizações do TouchPal, indo em Configurações > Aplicativos > Todos os apps > TouchPal > Desinstalar atualizações.

Instalei agora o TouchPal no meu Moto Z e ele é repleto de anúncios. Ele me enviou uma notificação para experimentar um jogo, e colocou o ícone desse jogo (um webapp) na tela inicial. Fui configurar o teclado e, ao sair do app, ele exibiu uma propaganda que ocupa a tela inteira.

Se você estiver usando o TouchPal, recomendo migrar para alguma alternativa, como o SwiftKey (da Microsoft) ou o Gboard (do Google).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados