Hyundai confirma que sofreu invasão na Europa, mas não fala de ransomware

Divisão da montadora sul-coreana foi vítima de ransomware em janeiro, mas só agora confirmou invasão. Grupo Black Basta foi responsável pelo ataque

Felipe Freitas
Por
ilustração fazendo alusão à senha na web
Hyundai sofreu ataque no início de janeiro, mas só agora se pronunciou sobre o caso (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Hyundai confirmou nesta semana que foi vítima de uma invasão aos seus sitemas. O alvo foi a divisão da montadora na Europa, cuja sede está na cidade de Berlim. O ataque aconteceu no início de janeiro, mas na época a Hyundai não se pronunciou sobre a causa dos problemas em seu site.

De acordo com o BleepingComputer, o primeiro a relatar o caso, uma imagem dos dados sequestrados indica que os cibercriminosos tiveram acesso aos arquivos dos departamentos jurídicos, vendas, recursos humanos, contabilidade, TI e gerências. As informações roubadas incluem dados da KIA Europa — a KIA é de propriedade da Hyundai.

O ataque é atribuído ao grupo Black Basta, cujas atuações começaram por volta de 2022. O grupo foi responsável pelos ataques ransomware contra a Biblioteca Pública de Toronto, a associação de dentistas dos Estados Unidos e a editora Yellow Pages Canada. É especulado que o grupo já recebeu US$ 100 milhões (R$ 499 milhões) desde o início de suas operações.

Hyundai sofre terceiro ataque em menos de um ano

Símbolo da Hyundai em veículo da marca (imagem: Facebook/Hyundai)
Hyundai passa pelo terceiro ciberataque em menos de um ano (Imagem: Facebook/Hyundai)

Este é o terceiro ciberataque sofrido pela Hyundai desde abril de 2023, quando dados de clientes da marca na França e Itália foram roubados — incluindo de pessoas que agendaram test drive com a fabricante. Nesse caso, os cibercriminosos roubaram endereços de email, residência, número de telefone e chassi dos veículos. Nenhum dado de pagamento foi vazado.

Já neste ano, também no início de janeiro, a conta da Hyundai MEA, que atende os públicos da África e Oriente Médio, no Twitter/X foi invadida. Os hackers usaram a conta para se passar pela Overworld, um jogo de RPG, e divulgar um golpe de criptomoedas.

Com informações: TechRadar e BleepingComputer

Receba mais sobre Hyundai na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados