O sucesso de consoles retrôs como o NES Classic Edition tem feito outras empresas apostarem mais uma vez em produtos do passado. A Atari, por exemplo, iniciou a pré-venda do Atari VCS por meio de financiamento coletivo e já teve retorno 17 vezes maior que o esperado.
Agora, o console clássico Intellivision também deverá ganhar uma nova versão. O anúncio foi feito por Tommy Tallarico, novo presidente da Intellivision Entertainment, em uma entrevista ao VentureBeat. Ele comprou a empresa do espólio do Keith Robinson, que faleceu em 2017.
O executivo pretende oferecer um dispositivo simples, acessível e divertido para as pessoas jogarem com a família. Ele adiantou que o aparelho não terá as mesmas capacidades de video games mais modernos. “Não tentaremos competir com Sony, Microsoft e Nintendo. Isso seria insano e precisaríamos de US$ 1 bilhão”, disse.
As informações mais precisas sobre o novo Intellivision serão divulgadas em 1º de outubro, mas Tallarico ainda não quer anunciar uma data de lançamento. Ele adiantou que o dispositivo ganhará um novo controle, dez novos jogos e um emulador para rodar títulos antigos.
O novo console também poderá se conectar ao Wi-Fi para baixar jogos em um cartão de memória SD. “Estamos no meio. Não rodaremos Netflix. Não estamos tentando oferecer 3D”, disse o novo líder da empresa.
Entre 1980 e 1990, o Intellivision vendeu milhões de unidades e trouxe uma série de inovações ao mercado. O console foi o primeiro a ter um sistema 16-bit, a incluir falas em jogos, a contar com opção de pausar, a licenciar jogos de ligas esportivas e a distribuir jogos digitalmente.
Para concretizar o lançamento do console, Tallarico contará com a ajuda de integrantes da equipe original da empresa, como o co-presidente Steve Roney e o vice-presidente de tecnologia, Bill Fisher. Eles têm relação com a companhia desde 1981 e deverão ter funções importantes em áreas de criação, desenvolvimento, software e design do novo Intellivision.