Ministério da Saúde autoriza telemedicina durante pandemia

Médicos poderão realizar consultas via internet enquanto pandemia de coronavírus durar

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Médico online (Foto: Pexels)

O assunto sempre foi polêmico, mas, diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), ganhou status de prioridade: nesta semana, o Ministério da Saúde autorizou a telemedicina no Brasil. Isso significa, basicamente, que médicos poderão realizar consultas e monitoramento de pacientes via internet.

  • Os streamings e canais de TV abertos ou com desconto pelo coronavírus [Covid-19]
  • Como limpar o celular em tempos do novo coronavírus [Covid-19]

Em fevereiro de 2019, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma resolução que definia regras para a prática de telemedicina no país, mas o documento teve que ser revogado por conta da pressão exercida por entidades médicas que questionavam ou eram contrárias à proposta.

Mas, dadas as circunstâncias, não há mais tempo para prolongar a discussão. Na última quinta-feira (19), o CFM enviou ofício ao Ministério da Saúde em que reconhece a “possibilidade e a eticidade de uso da telemedicina no país” em complemento à resolução CFM Nº 1.643, norma criada em 2002 que é tida como genérica e obsoleta, mas que serve de base para o assunto.

Na prática, o CFM deu sinal verde para a telemedicina no Brasil. O Ministério da Saúde executou a sua parte publicando a Portaria Nº 467, que autoriza a telemedicina em caráter excepcional e temporário. O documento sinaliza que a decisão tem como base a pandemia do coronavírus.

A ideia é evitar que pacientes se dirijam a consultórios, clínicas ou hospitais e, com isso, aumentem a sua possibilidade de exposição ao coronavírus. A medida também diminui o risco de médicos terem contato com pacientes eventualmente contaminados.

Mas há regras. Os médicos poderão realizar consultas pela internet se registrarem o atendimento em um prontuário clínico contendo informações como data, hora e tecnologia usada para o atendimento (como Skype ou Hangouts, presumivelmente).

É preciso garantir a integridade, segurança e o sigilo de informações nesses atendimentos. Receitas e atestados eletrônicos poderão ser emitidos, desde que acompanhados de assinatura eletrônica e dados do médico.

A portaria autoriza a telemedicina para atendimento pré-clínico, suporte assistencial, consulta, monitoramento e diagnóstico, tanto no âmbito do SUS quanto na rede privada. Obviamente, atendimentos presenciais em hospitais continuam sendo mandatórios para casos graves ou urgentes.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados