Nintendo GameCube portátil vira realidade, mas não pode ser seu

O youtuber GingerOfOz usou um conceito de 2005 e o trouxe à vida para criar um Nintendo GameCube portátil totalmente funcional

Ricardo Syozi
Por

Em 2005, um usuário postou na rede imagens de um console nomeado “Nintendo GameCube Advance” que criou um alvoroço entre os entusiastas. Infelizmente, tudo não passava de uma arte, ou seja, o gadget não existia. Agora em 2022, um youtuber chamado GingerOfOz anunciou em um vídeo que conseguiu produzir o tal GameCube portátil, mas agora totalmente funcional. Conheça mais nas linhas abaixo.

O conceito apresentado em 2005 trazia um design muito similar ao do Game Boy Advance SP, com um formato quadrado que podia ser aberto para mostrar duas partes: uma com a tela e a outra com os botões e o compartimento para os discos de jogos. Algo difícil de realizar nessa época.

Voltando para 2022, o youtuber GingerOfOz decidiu criar a sua própria versão do console, mas dessa vez uma que funcionasse plenamente. Ele foi atrás do artista original para entender melhor o projeto e, assim, colocar a mão na massa – ou peças, se preferir.

Com isso, o usuário planejou e construiu um GameCube portátil que segue o máximo possível do conceito artístico de 2005 – porém com algumas diferenças.

A placa mãe usada é a do Nintendo Wii: segundo o youtuber, isso precisou ser feito principalmente por causa do tamanho e do tipo de força elétrica exigida. Além disso, os direcionais analógicos têm o estilo do Nintendo 3DS, caso contrário, não seria possível fechar o console. Infelizmente, o leitor de disco teve que ser deixado de lado para garantir o tamanho e funcionalidade do aparelho.

Por último, a bateria interna dura pouco tempo (cerca de uma hora e meia), mas é o suficiente para apresentar um sistema funcional que entrega uma resolução de tela de 480p. Sem dúvida, é um projeto ambicioso e muito interessante, que você pode conferir no vídeo abaixo:

Caso você esteja pensando em valores e se a sua carteira permite a compra desse aparelho, pode tirar o cavalinho da chuva. Na parte de comentários do vídeo no YouTube, muitos usuários perguntaram se GingerOfOz vende o portátil que produziu. A reposta é um educado “não”, pois ele afirma que tem muito carinho e apego ao que cria.

De qualquer forma, é sempre interessante ver esses consoles de mesa sendo transformados em portáteis por mãos hábeis.

Os ótimos jogos do GameCube

Lançado em 2001, o console da Big N foi o sucessor do Nintendo 64. Ele trazia uma mídia em mini discos e uma biblioteca de jogos bastante competente. Seu design é compacto e charmoso, destaque para uma alça de plástico que dá a sensação do GameCube ser portátil ou, no mínimo, feito para ser carregado por aí.

Os principais títulos do sistema são considerados clássicos hoje em dia como The Legend of Zelda: The Wind Waker, Resident Evil 4, Metroid Prime, Mario Kart: Double Dash, Pikmin, entre outros. São games que fizeram sucesso e marcaram a vida de muitos fãs.

Você já jogou em um GameCube? O que acha do console? Conta pra gente!

Nintendo GameCube e controle
Nintendo GameCube e controle (Imagem: Slimart / Flickr)

Receba mais sobre GameCube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados