TB Responde Jogos

Como conectar um fone Bluetooth no Nintendo Switch

Saiba como usar fones de ouvido Bluetooth no Nintendo Switch, tanto no modo dock quanto no portátil, no original e no Lite

Ronaldo Gogoni
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Você pode usar fones de ouvido Bluetooth no Nintendo Switch de forma nativa do aparelho e também através do auxílio de adaptadores nas entradas USB-A e USB-C. As opções funcionam tanto no modo dock quanto no modo portátil, no modelo original e também no Switch Lite. Veja como configurar um fone Bluetooth no Nintendo Switch.

Nintendo Switch (Imagem: Alvaro Reyes/Unsplash)
Nintendo Switch (Imagem: Alvaro Reyes/Unsplash)

Inicialmente só era possível configurar fone Bluetooth no Nintendo Switch através do auxílio de adaptadores, mas após uma atualização de sistema, a Nintendo disponibilizou o recurso de forma nativa no aparelho. Agora é possível usar até aqueles seus fones Bluetooth de celular para ouvir sua jogatina. Para habilitar o áudio via Bluetooth de forma nativa no Switch faça o seguinte.

Tempo necessário: 3 minutos.

O processo é simples e basta que seu Nintendo Switch esteja atualizado.

  1. Ajuste de configurações

    Entre no menu de configurações do Nintendo Switch, vá até a opção “Áudio Bluetooth” e selecione parear dispositivo.Tela de configuração do Nintendo Switch

  2.  Sincronize os dispositivos

    Após selecionar o pareamento no Nintendo Switch, pegue seu fone Bluetooth, coloque-o próximo ao Nintendo Switch e ative o modo de sincronização/pareamento do fone.

  3. Confirme o dispositivo

    Após ativar a sincronização em ambos dispositivos, seu fone deve aparecer listado no videogame. Selecione e confirme o dispositivo.

Pontos importantes: 

  • É possível que alguns modelos de fones não sejam compatíveis com o Nintendo Switch.
  • Você pode conectar apenas um fone Bluetooth por vez, mas pode configurar até 10 dispositivos na memória do console.
  • Não é possível usar a opção microfone para conversar nos chats de jogos. Quando o usuário selecionar a opção de conversar online, o Bluetooth será desativado.

Como usar adaptadores USB para conectar fones Bluetooth no Nintendo Switch

O Nintendo Switch suporta a conexão de fones de ouvido Bluetooth, tanto no modo dock na versão original, quanto no modo portátil em ambos modelos, Switch Lite incluso. 

Se você possui a primeira versão do Switch e pretende usar o fone Bluetooth apenas no modo dock, pode usar um adaptador comum, que se conecta a uma das portas USB-A do console. Já para o modo portátil, será preciso adquirir um modelo com conector USB-C.

É possível encontrar esse acessório com facilidade para o Switch com uma saída USB-C, para desocupar a conexão.

Dongles USB para conexão Bluetooth / nintendo switch bluetooth
Adaptadores USB (Imagem: Reprodução)

Se você não conseguir encontrar um adaptador Bluetooth USB-C, pode usar um modelo USB-A junto com um adaptador USB-A fêmea/USB-C macho, que também funciona. Você só vai ficar com uma grande haste na base do Switch ou Switch Lite, mas é isso ou não usar seu fone favorito com o console.

Para parear seu fone Bluetooth com o Switch, faça o seguinte:

  1. Conecte o adaptador Bluetooth à porta USB-A do dock ou USB-C do Switch;
  2. Ative o modo de pareamento do acessório (geralmente um botão dedicado);
  3. Ative o pareamento do seu fone de ouvido Bluetooth;
  4. Espere até fone e adaptador estarem pareados.

E pronto.

Agora você conhece duas formas diferentes de usar um fone Bluetooth no Nintendo Switch.

Esse conteúdo foi útil?

Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque