Como conectar um fone Bluetooth no Nintendo Switch

Saiba como usar fones de ouvido Bluetooth no Nintendo Switch, tanto no modo dock quanto no portátil, no original e no Lite

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Nintendo Switch (Imagem: Alvaro Reyes/Unsplash)
Nintendo Switch (Imagem: Alvaro Reyes/Unsplash)

Você pode usar fones de ouvido Bluetooth no Nintendo Switch de forma nativa do aparelho e também através do auxílio de adaptadores nas entradas USB-A e USB-C. As opções funcionam tanto no modo dock quanto no modo portátil, no modelo original e também no Switch Lite. Veja como configurar um fone Bluetooth no Nintendo Switch.

Inicialmente só era possível configurar fone Bluetooth no Nintendo Switch através do auxílio de adaptadores, mas após uma atualização de sistema, a Nintendo disponibilizou o recurso de forma nativa no aparelho. Agora é possível usar até aqueles seus fones Bluetooth de celular para ouvir sua jogatina. Para habilitar o áudio via Bluetooth de forma nativa no Switch faça o seguinte.

Tempo necessário: 3 minutos

O processo é simples e basta que seu Nintendo Switch esteja atualizado.

  1. Ajuste de configurações

    Entre no menu de configurações do Nintendo Switch, vá até a opção “Áudio Bluetooth” e selecione parear dispositivo.Tela de configuração do Nintendo Switch

  2.  Sincronize os dispositivos

    Após selecionar o pareamento no Nintendo Switch, pegue seu fone Bluetooth, coloque-o próximo ao Nintendo Switch e ative o modo de sincronização/pareamento do fone.

  3. Confirme o dispositivo

    Após ativar a sincronização em ambos dispositivos, seu fone deve aparecer listado no videogame. Selecione e confirme o dispositivo.

Pontos importantes: 

  • É possível que alguns modelos de fones não sejam compatíveis com o Nintendo Switch.
  • Você pode conectar apenas um fone Bluetooth por vez, mas pode configurar até 10 dispositivos na memória do console.
  • Não é possível usar a opção microfone para conversar nos chats de jogos. Quando o usuário selecionar a opção de conversar online, o Bluetooth será desativado.

Como usar adaptadores USB para conectar fones Bluetooth no Nintendo Switch

O Nintendo Switch suporta a conexão de fones de ouvido Bluetooth, tanto no modo dock na versão original, quanto no modo portátil em ambos modelos, Switch Lite incluso. 

Se você possui a primeira versão do Switch e pretende usar o fone Bluetooth apenas no modo dock, pode usar um adaptador comum, que se conecta a uma das portas USB-A do console. Já para o modo portátil, será preciso adquirir um modelo com conector USB-C.

É possível encontrar esse acessório com facilidade para o Switch com uma saída USB-C, para desocupar a conexão.

Dongles USB para conexão Bluetooth / nintendo switch bluetooth
Adaptadores USB (Imagem: Reprodução)

Se você não conseguir encontrar um adaptador Bluetooth USB-C, pode usar um modelo USB-A junto com um adaptador USB-A fêmea/USB-C macho, que também funciona. Você só vai ficar com uma grande haste na base do Switch ou Switch Lite, mas é isso ou não usar seu fone favorito com o console.

Para parear seu fone Bluetooth com o Switch, faça o seguinte:

  1. Conecte o adaptador Bluetooth à porta USB-A do dock ou USB-C do Switch;
  2. Ative o modo de pareamento do acessório (geralmente um botão dedicado);
  3. Ative o pareamento do seu fone de ouvido Bluetooth;
  4. Espere até fone e adaptador estarem pareados.

E pronto.

Agora você conhece duas formas diferentes de usar um fone Bluetooth no Nintendo Switch.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Bluetooth na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados