Quais controles funcionam no Nintendo Switch?
Um DualShock 4 pode ser um controle alternativo aos Joy-Cons do Nintendo Switch no modo TV; veja quais mais podem funcionar
Um DualShock 4 pode ser um controle alternativo aos Joy-Cons do Nintendo Switch no modo TV; veja quais mais podem funcionar
Ainda que o Nintendo Switch tenha seus controles destacáveis, ao menos na versão tradicional, e o Pro Controller como uma opção mais “confortável”, aqueles que têm outro joystick como o DualShock 4 ou o controle Bluetooth do Xbox podem conectar o periférico usando um terceiro acessório.
Há uma vasta oferta de controles para o Nintendo Switch vendidos na internet. Alguns, inclusive, funcionam com o Bluetooth, enquanto outros precisam ser conectados ao cabo ou com o auxílio de um adaptador.
Além dos próprios Joy-Cons que acompanham a versão do Nintendo Switch tradicional, a Nintendo tem mais alguns controles próprios que funcionam com o videogame:
E quanto aos controles de outras fabricantes?
Bom, digamos que você comprou um Switch e já tem um PlayStation 4 ou Xbox One em casa. Os controles desses videogames podem funcionar com um adaptador wireless que se conecta à dock do Switch.
A vantagem é que o acessório dispensa a compra de controles adicionais para jogar com mais pessoas ou se for o caso de usar como uma alternativa ao Joy-Con.
Um destes adaptadores é o feito pela 8BitDo, para conectar à dock do Nintendo Switch via USB tipo A. Depois de conectado, basta parear o adaptador com o controle escolhido e usar como se fosse um joystick ligado via USB.
Infelizmente, esse acessório não é vendido oficialmente no Brasil, mas pode ser encontrado em lojas online por importação de terceiros — nos Estados Unidos, custa 20 dólares.
Usando um adaptador wireless como este, é possível conectar o:
Sem fio ou com fio:
Como eu disse anteriormente, a oferta de controles de terceiros é grande. Alguns desses joysticks conseguem se conectar sem o uso de adaptadores, mas exigem que o “pareamento” seja feito, primeiramente, conectando o controle via cabo à dock do Switch. Depois, pode deixar o cabo de lado e aproveitar a conexão Bluetooth.
Por cabo, também, outros periféricos funcionam no videogame. Se a conexão sem fio não for uma exigência, pode-se optar pelo controle que usa cabo e são, geralmente, mais baratos.
O Nintendo Switch Lite não permite a conexão na dock e também não tem uma entrada USB-A para conectar o adaptador.
Os controles da Nintendo que conseguem fazer o pareamento no método tradicional, com o Bluetooth, podem ser usados normalmente.
Já aqueles que exigem primeiro a conexão por cabo ou um adaptador, a solução é usar mais um adaptador que transforme a entrada USB-C (do carregamento) em USB-A para conexão do acessório ou controle via cabo.
Com informações: Suporte Nintendo.