O que é o Nintendo Switch Online?

Nintendo Switch Online é o serviço que permite jogar online, ter backup em nuvem e baixar games clássicos no console da marca

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 11 meses
Nintendo Switch (Imagem: Divulgação/Nintendo)
Nintendo Switch (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Assim como a PlayStation Plus ou o Xbox Live Gold, a Nintendo também tem seu próprio serviço de assinatura para expandir as funcionalidades do console. O principal atrativo é a possibilidade de jogar partidas online. Entenda para que serve o Nintendo Switch Online e por que deveria considerar assinar usar o produto.

O que é o Nintendo Switch Online?

Nintendo Switch Online é um serviço de assinatura que, como o nome sugere, deixa o Switch acessar funcionalidades online. É uma exigência para jogar pela internet, seja com amigos ou outros conhecidos.

Ainda que nem todos os jogos exijam a assinatura para permitir partidas online, a maioria dos games, especialmente os publicados pela própria Nintendo, terão esse requisito para liberar a jogatina pela internet.

Backup do progresso em nuvem

Outra oferta do Nintendo Switch Online é o backup dos salvamentos dos jogos na nuvem. Assim, mesmo que o console seja perdido ou o usuário tenha mais de um Switch, pode sincronizar os progressos entre os aparelhos.

Vale lembrar que nem todos os jogos oferecem um backup em nuvem, como é o caso de Pokémon Sword & Shield ou Pokémon Let’s Go.

Sem o Nintendo Switch Online, a transferência dos dados salvos deve ser feita manualmente e com os dois consoles próximos e funcionais.

Jogos do Super Nintendo e Nintendinho

A assinatura também dá o acesso ao catálogo de jogos de Super Nintendo (SNES) e do Nintendinho (NES) no Switch. A biblioteca, ao todo, já oferece pelo menos 80 jogos desses dois consoles clássicos.

Jogos do SNES e NES via Nintendo Switch Online (Imagem: Divulgação/Nintendo)
Jogos do SNES e NES via Nintendo Switch Online (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Alguns títulos disponíveis são: Donkey Kong Country 3, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Super Mario World, Super Mario Kart, The Legend of Zelda, Super Mario Bros, entre outros.

Aplicativo do Nintendo Switch Online

O aplicativo do Nintendo Switch Online está disponível para Android e iOS para contornar uma ausência no console da marca: chats por voz. Essa é a principal função do aplicativo, servir como um complemento ao Switch para que os jogadores conversem com amigos durante uma partida.

Nem todos os jogos suportam o chat por voz no aplicativo (lista completa aqui). Em alguns casos, como em jogos de outras desenvolvedoras, a solução é explorar uma opção de terceiros, como Discord, Skype ou outra plataforma de chamadas de voz ou vídeo.

Nintendo Switch online e o Pacote Adicional

Em 25 de outubro de 2021, a Nintendo lançou uma expansão para o Nintendo Switch Online. O “Expansion Pack”, aqui no Brasil, chamado Pacote Adicional libera acesso a jogos clássicos de plataformas como Nintendo 64 e Mega Drive. O serviço extra oferece games como Super Mario 64, Mario Kart 64, Sonic the Hedgehog 2 e Streets of Rage II.

Além dos jogos clássicos, o serviço oferece sem custos adicionais, conteúdos extras como as expansões “Happy Home Paradise”, primeira DLC paga de Animal Crossing e o “Booster Course Pass”, um passe que garante diversas pistas extras para Mario Kart 8 Deluxe.

O plano Nintendo Switch Online + Pacote adicional custa R$ 262,99 no plano individual de 12 meses e R$ 421,99 na assinatura familiar que permite acesso de até oito contas Nintendo.

A assinatura pode ser feita pela página da Nintendo ou via eShop, no Switch.

https://www.youtube.com/watch?v=fNsGXJ6Cl00
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Nintendo Switch Online na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados