Como funciona o amiibo no Nintendo Switch?

Conheça o amiibo, a pequena estatueta que ativa efeitos especiais nos jogos do Nintendo Switch, e saiba como ele funciona

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Exemplos de amiibos (Imagem: Nintendo/Divulgação)
Exemplos de amiibos (Imagem: Nintendo/Divulgação)

Os amiibos são as pequenas estatuetas de personagens da Nintendo e outras empresas, que são mais do que itens de decoração. Quando conectados aos consoles da empresa, como o Switch, eles conferem poderes e habilidades especiais nos jogos. Descubra o que é e como funciona o amiibo no Nintendo Switch a seguir.

O que é amiibo?

Os amiibos são estatuetas ou cartões que representam diversos personagens da própria Nintendo, como Mario, Link, Donkey Kong, Samus Aran (de Metroid).

Também existem amiibos de personagens de outros estúdios como, Mega Man, Ryu e Ken de Street Fighter (Capcom), Pac-Man (Namco), Cloud de Final Fantasy VII (Square Enix), Solid Snake de Metal Gear Solid (Konami) entre outros.

Lançados originalmente em 2014, os amiibos foram desenvolvidos não apenas como um item de decoração e de colecionador, mas também como uma ferramenta interativa para os consoles da Nintendo, então o Wii U e o Nintendo 3DS, mas também são compatíveis com o Nintendo Switch.

Amiibos de Mario, Wii Fit Girl, Peach, Yoshi e Villager (Imagem: Nintendo/Divulgação)
Amiibos de Mario, Wii Fit Trainer, Peach, Yoshi e Villager (Imagem: Nintendo/Divulgação)

Os amiibos funcionam via NFC, graças a um chip instalado na estatueta e um leitor nos consoles. Ao aproximar um amiibo de um Switch por exemplo, é possível trocar informações entre eles, como ativar efeitos e poderes em um jogo compatível, bem como salvar seu progresso na miniatura (um jogo por vez).

Como o Wii U e a linha Nintendo 3DS não são mais fabricados, o Nintendo Switch é hoje o único console disponível que funciona com os amiibos.

Como usar o amiibo no Nintendo Switch

Para usar o amiibo com o Nintendo Switch, seja a versão original ou o Lite, é preciso verificar primeiro se o console possui a versão mais recente do sistema. Se preciso, atualize-o.

Você vai precisar de um amiibo e um jogo do Switch que seja compatível com a miniatura escolhida. Tendo tudo em mãos, faça o seguinte:

  1. Execute o jogo no Switch;
  2. Acesse as configurações do jogo e localize a opção para usar o amiibo (varia conforme o jogo);
  3. Coloque o amiibo sobre o leitor NFC;
    Nos Joy-Cons, ele fica no controle analógico direito;
    No Pro Controller, ele fica no logo do Nintendo Switch;
    No Switch Lite, ele fica no analógico direito;
  4. Siga as instruções na tela;
Posição do leitor NFC no Switch Lite, Pro Controller e Joy-Con (Imagem: Nintendo/Reprodução)
Posição do leitor NFC no Switch Lite, Pro Controller e Joy-Con (Imagem: Nintendo/Reprodução)

Ao concluir o passo a passo indicado pelo jogo, o amiibo ativará efeitos que variam conforme o jogo, como personagens e roupas novas, novos pontos de visitação, novas habilidades, só para citar alguns. Embora você só possa salvar o progresso de um jogo por miniatura, é possível usar vários amiibos por título, quando compatíveis.

Com informações: Nintendo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Switch na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados