Sony revela detalhes do PlayStation Portal no Brasil; saiba o preço

Acessório que permite utilizar o PS5 por meio da nuvem chegará ao Brasil em 28 de junho. Pré-venda está aberta pelo preço de R$ 1.499,90

Felipe Freitas
Por
PlayStation Portal, aparelho com uma tela no centro e duas "metades" de DualSense dos lados
PlayStation Portal é um "reprodutor remoto" do PlayStation 5, permitindo ao usuário jogar games instalados em seu console fora de casa (Imagem: Divulgação/Sony)

A Sony anunciou nesta quarta-feira (24) a data de lançamento do PlayStation Portal no Brasil. O reprodutor remoto (termo usado pela empresa) do PlayStation 5 chega por aqui no dia 28 de junho, com preço sugerido de R$ 1.499,90. A Sony também abriu a pré-venda do dispositivo, que pode ser reservado em algumas lojas do país.

O PlayStation Portal foi lançado em novembro de 2023, sendo que a Sony o anunciou ainda no mês de maio. Apesar do tamanho e parecer um console de mão/portátil, o PS Portal é praticamente uma “tela” para você jogar em seu PS5 por meio da nuvem — ou reprodutor, como diz a Sony (provavelmente uma tradução de streaming de jogos).

Com o dispositivo, você pode utilizar o PS Remote Play para jogar os games instalados em seu PlayStation 5 de qualquer lugar. O usuário precisa de uma internet com velocidade mínima de 5 Mbps para rodar os jogos. Contudo, a Sony diz que uma velocidade de 15 Mbps ou mais entrega uma melhor experiência.

Especificações do PlayStation Portal

PlayStation Portal não possui entradas para fones e outros acessórios, o que exige dispositivos com suporte para PlayStation Link (Imagem: Divulgação/Sony)
PlayStation Portal não possui entradas para fones e outros acessórios, o que exige dispositivos com suporte para PlayStation Link (Imagem: Divulgação/Sony)

A tela LCD do PS Portal mede oito polegadas. A resolução máxima é FullHD, exibindo até 60 fps. Nas laterais do reprodutor remoto estão os botões para jogar. O controle segue com a elogiada tecnologia DualSense presente no PlayStation 5: resposta tátil, gatilho adaptável e vibração imersiva com elementos dos jogos.

A única entrada no PS Portal é para o carregador. Se o usuário quiser conectar um fone de ouvido, é preciso que o dispositivo tenha suporte para o PlayStation Link. Isso pode ser ruim para quem não tem um produto compatível.

Segundo alguns testes — a Sony não fala sobre isso —, a bateria tem capacidade para até 10 horas de uso, dependendo do uso e jogos. O sistema operacional do PS Portal é baseado no Android, o que permite algumas modificações para rodar jogos de PSP.

Vem PS5 Pro por aí?

Enquanto a Sony fala de PS Portal para o Brasil, rumores recentes sugerem que a empresa deve lançar o PlayStation 5 Pro ainda neste ano. O console seria um preparativo da japonesa para a estreia de grandes títulos, como o GTA VI. Os rumores indicam que a Sony pretende usar uma tecnologia DLSS própria no PS5 Pro.

Relembre a análise do PlayStation 5

Receba mais sobre PlayStation Portal na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados