Como fazer o Portal do Fim no Minecraft

Veja como fazer o portal do fim no Minecraft no Survival e no Creative para poder acessar o The End e aproveitar o fim do jogo

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 1 ano
Como fazer o Portal do Fim no Minecraft / Felipe Vinha / Reprodução

Tudo chega ao fim, até em Minecraft. Para acessar o “enceramento” do jogo na aventura é preciso entrar pelo Portal do Fim, que é normalmente encontrado em locais específicos e só pode ser produzido em alguns aspectos. Saiba como fazer o Portal do Fim no Minecraft e outras dicas.

Como fazer o portal do fim no Minecraft

E agora a coisa começa a ficar complicada. Não é possível fazer o Portal do Fim no modo Survival (Sobrevivência) do Minecraft, apenas no Creative (Criativo).

Isso por conta do desafio que é encontrar o portal. Ele está disponível em fortalezas (Strongholds), que por sua vez são estruturas difíceis de encontrar e de vencer, já que são várias salas, com inúmeros inimigos e armadilhas.

Como fazer o Portal do Fim no Minecraft / Felipe Vinha / Reprodução
A luta contra o dragão faz parte da reta final em Minecraft (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

Quando encontrado em uma Fortaleza, o Portal do Fim é composto por uma estrutura de blocos verdes, em cima de um pedestal. É necessário ainda ter 12 Olhos de Enderman para poder ativar e atravessar.

Vale lembrar que Olhos de Enderman são obtidos quando derrotamos as criaturas conhecidas como Enderman, encontradas normalmente quando o jogo anoitece.

No Criativo

No Modo Criativo, há uma receita para fazer o Portal do Fim. O jogador precisa escolher os seguintes ingredientes:

  • 12 Blocos de portal do fim
  • 12 Olhos de Enderman

Em seguida, é necessário posicionar os blocos e os olhos dentro dos blocos em uma proporção de 3×3 quadrados, no exato formato que a imagem abaixo sugere:

Como fazer o Portal do Fim no Minecraft / Felipe Vinha / Reprodução
Receita para fazer o portal do fim (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

O portal será ativado e o jogador poderá acessar o The End mesmo no modo Criativo.

Vale lembrar que, enquanto está inativo, o portal não tem nada preenchido no meio. Quando fica ativo, blocos de escuridão surgem para confirmar que a passagem para o The End é viável.

Afinal, o que é o portal?

O Portal do Fim nada mais é que a passagem para o The End, uma outra dimensão dentro do mundo de Minecraft, que dá acesso ao encerramento do jogo – apresentando a luta contra o Dragão do Ender.

Ele é a única via de acesso ao The End e, uma vez cruzado, o portal não permite retorno, a não ser que o personagem do jogador morra ou vença o dragão.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Minecraft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados