Como voar no Minecraft [Modos Criativo e Sobrevivência]

Descubra os segredos para saber como voar no Minecraft e o que pode ser feito enquanto voamos pelos imensos cenários do jogo

Felipe Vinha André Leonardo
Por e
• Atualizado há 1 ano
Como voar no Minecraft / Felipe Vinha / Reprodução
Como voar em Minecraft (Imagem: Felipe Vinha / Reprodução)

Além de todas as possibilidades que já apresenta, Minecraft também te deixa voar. Mas, tenha calma: não é tão simples assim e há alguns poréns. Existem maneiras diretas de voar no modo Criativo e outras mais complexas no modo Sobrevivência. Entenda melhor e saiba como voar no Minecraft.

Sim, Minecraft é um jogo de sobrevivência que tenta ser minimamente realista. Muitas coisas funcionam com base em certa lógica natural. Carvão queima. Blocos de madeira podem ser empilhados. Chuva apaga o fogo. Por isso “voar” é algo que foge um pouco dessas regras naturais.

Contudo, precisamos lembrar também que Minecraft é um jogo e nem sempre é preciso ter compromisso com a realidade. Assim, o game oferece algumas alternativas para quem deseja voar — algumas oficiais, outras nem tanto. Conheça nas dicas abaixo.

Como voar em Minecraft no modo criativo

A maneira mais prática de voar no Minecraft é jogar usando o modo Criativo, e não o de Sobrevivência. O Criativo é um modo de jogo em que você pode utilizar recursos ilimitados e não ter compromisso com algumas regras do game. Também permite voar.

Um mundo Criativo só pode ser gerado do zero, não é possível modificar um de Sobrevivência, nem vice-versa.

Para começar um mundo Criativo, faça o seguinte:

  1. No menu inicial escolha “Jogar”;
  2. Depois “Criar novo mundo”;
  3. Em “Modo padrão de jogo”, escolha “Criativo”;
  4. Finalize no botão “Criar”.
Como voar no Minecraft / Felipe Vinha / Reprodução
Como voar em Minecraft (Imagem: Felipe Vinha / Reprodução)

Seu mundo Criativo será criado, basta entrar para começar a aproveitar.

E aí, dentro do Criativo, há como voar de maneira livre, variando em cada plataforma ou versão do Minecraft:

  • Edição Java (PC, Mac ou Linux) ou Windows 10 ou Education – Pressione a tecla Espaço duas vezes;
  • Edição Mobile (iOS/Android) – Toque no botão de Pulo duas vezes;
  • PS3 ou PS4 – Pressione o botão X duas vezes;
  • Xbox 360 ou Xbox One – Pressione o botão A duas vezes;
  • Wii U ou Switch – Pressione o botão A duas vezes.

Para voar mais alto, basta segurar o mesmo botão usado para ativar o voo e subir. Para descer, basta pressionar no direcional para baixo nos consoles ou a tecla Shift em qualquer edição de computadores.

Como voar em Minecraft no modo sobrevivência

Fora do modo Criativo, há uma forma de voar no modo Sobrevivência, que funciona apenas após “terminar” o jogo, ao matar o Dragão do Ender.

Depois que eliminar o inimigo, é preciso encontrar um item chamado Élitro ou Elytra, normalmente protegidos por Shulkers, em navios voadores na Cidade do Fim. Agora veja como voar no modo sobrevivência de Minecraft.

  1. Consiga dois Élitros danificados e faça a restauração com a membrana de phantom;
  2. Equipe o item o consertado no slot do peitoral do personagem;
  3. Para voar, aperte o botão de pulo quando estiver caindo.
Como voar no Minecraft / Felipe Vinha / Reprodução
Faça seu personagem voar em Minecraft (Imagem: Felipe Vinha / Reprodução)

Por fim, a última opção para voar no modo Sobrevivência é utilizar modificações, apenas em plataformas em que elas são permitidas. Algumas das modificações mais utilizadas para voar são Survival Wings, Fly Mod e Industrial Craft – alguns destes mods permitem a construção de foguetes, asas ou mochilas voadoras.

Tenha sempre cuidado ao voar, seja no modo Criativo ou no Sobrevivência. Sair do mapa pode ser perigoso e com consequências irreversíveis para seu jogo.

Como fazer o Portal do Fim no Minecraft

É possível criar portais que levam ao fim de Minecraft, onde o jogador pode enfrentar o Dragão do Ender e assim acompanhar os créditos do game no modo Criativo. Veja como fazer um Portal do Fim em Minecraft.

Como dar TP em Minecraft

O TP, também conhecido como teletransporte, é um comando especial que permite ao jogador reduzir seu tempo de deslocamento nos vastos mundos do game. Saiba como dar TP em Minecraft.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Minecraft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Relacionados