Como fazer um isqueiro Minecraft

Com o nome certo de pederneira, saiba como fazer um isqueiro Minecraft e leve o fogo para onde quiser durante o seu jogo

Leandro Kovacs
Por

A pederneira é a origem primitiva do isqueiro como conhecemos. Saber como fazer o item no Minecraft será útil quando você precisar iniciar fogo em locais afastados. Veja como conseguir esse item tão valioso para sua sobrevivência — caso queira brincar de Nero e tacar fogo em tudo no jogo, vai servir também.

como fazer isqueiro Minecraft / Leandro Kovacs / Foto
Como fazer um isqueiro no Minecraft. (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

Receita para criação: 1 barra de ferro + 1 Silex (obtido na extração de carvão, existe um pequeno percentual de ser dropado após a destruição do bloco).

Atenção: apesar de ser usado ferro em sua constituição, pepitas não são aceitas para esse craft.

Como fazer um isqueiro Minecraft
Receita de criação do isqueiro. (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

Você também pode conseguir o isqueiro em uma pilhagem de baú, localizada em portais arruinados e nas fortalezas de Nether.

Quais as utilidades do isqueiro?

  • Colocar fogo em blocos (quando a pederneira é acionada em cima de blocos sólidos, ela produz fogo, desde que sejam inflamáveis);
  • Cuidado com o desgaste (a utilização do isqueiro é limitado em 65 usos, se 2 isqueiros já estiverem gastos podem ser combinados em um mais novo);
  • Acender portais do Nether (após a construção, os portais precisam ser incendiados para que tenham utilidade, construa o portal e faça o fogo em sua região central);
  • Detonar Creepers (esses mobs podem ser detonados com o uso da ferramenta);
  • Acender dinamite (dinamite será iniciada se acesa com pederneira, cuidado com o tempo para não ser atingido pela explosão).

Curiosidades sobre o isqueiro

As pederneiras podem ser encantadas:

  • Inquebrável (este encantamento aumenta e muito a durabilidade de um item);
  • Remendo (recupera a durabilidade baseado na sua experiência);
  • Maldição do desaparecimento (com este encantamento o objeto some se o jogador morrer).

Nota do redator

As fornalhas e fogueiras são mais interessantes como fonte de calor e luz, não precisando de isqueiro para acendê-las. Tirando o fato de inflamar o portal de Nether ou acender a dinamite, a pederneira tem pouca utilidade prática. É interessante fazer as coisas em Minecraft e observar suas possibilidades, mas também devemos ser práticos.

Com informações: Minecraft Wiki

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados

Relacionados