PS5 Pro pode ser lançado com DLSS próprio em 2024

Atualização do console da Sony pode ter desempenho até 60% superior ao modelo original. Entenda as possíveis novidades de hardware

Lupa Charleaux
Por
PlayStation 5 (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)
Suposto PS5 Pro pode trazer nova tecnologia proprietária da Sony (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

A Sony pode estar preparando uma atualização de meio de geração para o PlayStation 5. Apelidado de PlayStation 5 Pro – ou apenas PS5 Pro –, o console deve chegar ao mercado com tecnologias que garantem mais “poder de fogo”.

De acordo com Jeff Grubb, do podcast Game Mess, várias produtoras de jogos já estão recebendo kits de desenvolvimento do novo console. Então, o modelo deve ser lançado em setembro de 2024.

PS5 no lançamento? Apenas em lojas online (Imagem: Sony)
Atualização do PS5 deve estrear com GPU mais poderosa (Imagem: Divulgação/Sony)

Grubb disse que os recentes vazamentos sobre o PS5 Pro foram baseados em “uma série de possibilidades”. Entretanto, a Sony ainda não teria definido todas as especificações técnicas do próximo console.

Contudo, o jornalista afirma que uma das novidades será a nova GPU com uma solução proprietária semelhante ao DLSS da Nvidia. A tecnologia de Super Amostragem com Aprendizagem Profunda usa ferramentas de IA para renderizar imagens e reproduzi-las em alta definição com resolução e taxa de quadros mais elevadas.

Conforme Grubb, a Sony conseguiu incluir o recurso no próprio PS5 Pro e trabalhar com aceleração de 2x de ray tracing em hardware. Com isso, o console pode ter uma melhora de desempenho de até 60% comparado ao PS5 original.

Xbox Series X: qualidade, apesar do preço (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)
Microsoft não tem planos para lançar um concorrente direto para o PS5 Pro (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

Xbox pode dar uma resposta à altura

No mesmo episódio do Game Mess, Grubb falou brevemente sobre a possibilidade da Microsoft desenvolver uma versão Pro do Xbox Series X. Conforme o jornalista, a dona do Windows planeja lançar um novo console em 2026.

Entretanto, o novo modelo não seria uma atualização mais robusta como o PS5 Pro. Surpreendentemente, a big tech poderia já estar trabalhando no novo console de próxima geração. 

Grubb sugere que a Microsoft teria cancelado a versão digital do Xbox Series X apelidada de “Brooklin” e, supostamente, estaria se concentrando na nova máquina. Então, a marca dificilmente investirá um console de “meia geração” até o seu próximo grande lançamento.

Com informações: Game Mess e VGC

Receba mais sobre PlayStation 5 (PS5) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados