PS5 Pro pode ser lançado com DLSS próprio em 2024
Atualização do console da Sony pode ter desempenho até 60% superior ao modelo original. Entenda as possíveis novidades de hardware
Atualização do console da Sony pode ter desempenho até 60% superior ao modelo original. Entenda as possíveis novidades de hardware
A Sony pode estar preparando uma atualização de meio de geração para o PlayStation 5. Apelidado de PlayStation 5 Pro – ou apenas PS5 Pro –, o console deve chegar ao mercado com tecnologias que garantem mais “poder de fogo”.
De acordo com Jeff Grubb, do podcast Game Mess, várias produtoras de jogos já estão recebendo kits de desenvolvimento do novo console. Então, o modelo deve ser lançado em setembro de 2024.
Grubb disse que os recentes vazamentos sobre o PS5 Pro foram baseados em “uma série de possibilidades”. Entretanto, a Sony ainda não teria definido todas as especificações técnicas do próximo console.
Contudo, o jornalista afirma que uma das novidades será a nova GPU com uma solução proprietária semelhante ao DLSS da Nvidia. A tecnologia de Super Amostragem com Aprendizagem Profunda usa ferramentas de IA para renderizar imagens e reproduzi-las em alta definição com resolução e taxa de quadros mais elevadas.
Conforme Grubb, a Sony conseguiu incluir o recurso no próprio PS5 Pro e trabalhar com aceleração de 2x de ray tracing em hardware. Com isso, o console pode ter uma melhora de desempenho de até 60% comparado ao PS5 original.
No mesmo episódio do Game Mess, Grubb falou brevemente sobre a possibilidade da Microsoft desenvolver uma versão Pro do Xbox Series X. Conforme o jornalista, a dona do Windows planeja lançar um novo console em 2026.
Entretanto, o novo modelo não seria uma atualização mais robusta como o PS5 Pro. Surpreendentemente, a big tech poderia já estar trabalhando no novo console de próxima geração.
Grubb sugere que a Microsoft teria cancelado a versão digital do Xbox Series X apelidada de “Brooklin” e, supostamente, estaria se concentrando na nova máquina. Então, a marca dificilmente investirá um console de “meia geração” até o seu próximo grande lançamento.