PlayStation Portal é o portátil da Sony para rodar jogos do PS5 por Wi-Fi
Conhecido anteriormente como Project Q, aparelho não pretende concorrer com Nintendo Switch; a ideia é jogar no PS5 quando ele está longe
Conhecido anteriormente como Project Q, aparelho não pretende concorrer com Nintendo Switch; a ideia é jogar no PS5 quando ele está longe
A Sony anunciou nesta quarta-feira (23) seu novo portátil: o PlayStation Portal. O aparelho tem tela LCD de oito polegadas, com resolução de 1080p, e faz streaming de jogos do PS5 por Wi-Fi. Ele chega às lojas ainda em 2023, com preço sugerido de US$ 199,99.
O aparelho coloca um controle de cada lado da tela de oito polegadas. Eles têm um formato parecido com o do DualSense, do PS5, e contam com recursos como gatilhos adaptáveis e feedback háptico, o que deve tornar a experiência bem parecida com a do console.
O PlayStation Portal era conhecido desde maio como Project Q, quando a Sony anunciou o início da produção.
O Portal não é tão portátil assim: ele roda apenas os jogos instalados em um PS5 e precisa estar conectado a Wi-Fi de no mínimo 5 Mbps (não necessariamente a mesma do console).
Como não dá para colocar games nele e rodar no próprio aparelho, na prática, você estará limitado à disponibilidade de internet.
A ideia é poder jogar sem precisar da TV, estando em outro cômodo ou em outra casa. Ou seja: ele não é um concorrente do Switch, do Steam Deck ou de outros portáteis do tipo.
O aparelho funciona mais como uma extensão do recurso PS Remote Play que a Sony já oferece há alguns anos, desde o PS4, em computadores, tablets ou smartphones.
O PlayStation Portal não funcionará com o serviço de cloud gaming da Sony. A empresa diz que não será possível rodar jogos de PS5 por streaming, usando uma assinatura PS Plus Premium.
Outra limitação é a ausência de Bluetooth. Para conectar fones de ouvido sem fio, é preciso que eles tenham suporte à tecnologia PlayStation Link, proprietária da Sony. Por outro lado, ele tem uma saída de 3,5 mm para fones com fio.
Segundo a IGN, a bateria do PlayStation Portal ainda não foi finalizada. Por isso, não se sabe qual será a autonomia do dispositivo.
A CNET diz que a Sony tem como objetivo oferecer uma autonomia de sete a nove horas, próxima do DualSense.
A Sony diz que o PlayStation Portal chega ainda este ano, mas não deu uma data específica. O aparelho custará US$ 199,99.