Project Q é oficial, mas não é o “Switch Killer” da Sony

Novo sistema exigirá uma conexão com uma rede Wi-Fi e com o PS5 por todo o tempo; Sony também anunciou earbuds feitos para o seu poderoso console

Ricardo Syozi
Por
Project Q (Imagem: Divulgação / Sony)

Durante o evento PlayStation Showcase da quarta-feira (24), a Sony anunciou o Project Q, alvo de burburinhos nos últimos meses. O dispositivo vai oferecer jogatina remota através do PS5 e de uma conexão Wi-Fi, permitindo que o usuário curta os games do console sem precisar da TV. Contudo, o aparelho não será um console portátil ou entregará uma experiência similar ao Nintendo Switch.

O anúncio do sistema veio quase no fim da transmissão, que apresentou diversos jogos que chegarão futuramente ao PlayStation 5.

O Project Q terá uma tela LCD de 8 polegadas com resolução Full HD (nada de 4K) e taxa de atualização de até 60 fps. Seu controle terá as mesmas funções do DualSense, o que inclui os sensores hápticos e gatilhos adaptáveis.

Mesmo ainda sem muitos detalhes, o Project Q foi confirmado como um aparelho de streaming de jogos do console da empresa japonesa. Isso quer dizer que você ainda precisará instalar o game no PS5, conectá-lo a uma rede de internet e transmitir a jogatina de forma remota no portátil.

Algo similar ao que o Xbox Series faz com smartphones ou o que o próprio console da Sony faz via PS Remote Play, por exemplo. Ou seja, ele não é um concorrente direto do Nintendo Switch, já que não oferece os mesmos formatos de jogabilidade híbrida ou portátil.

Seu lançamento deve ocorrer entre novembro e dezembro, mas ainda não há um preço oficial.

Sony apresentou earbuds próprios para o PS5

Os rumores do novo portátil da marca PlayStation estavam atrelados a um par de earbuds inéditos da linha. Assim, na mesma apresentação do Project Q, a companhia japonesa confirmou que vai colocar nas lojas uma nova opção para quem busca por imersão na hora da jogatina.

Com o nome de “PlayStation earbuds”, os fones de ouvido vão ter uma “nova tecnologia sem fio desenvolvida pela SIE”. Segundo a Sony, os acessórios oferecerão qualidade de áudio sem perdas e com baixa latência. Farão uso da tecnologia de Bluetooth, mas diferente de outros gadgets similares, conseguirão se conectar com facilidade ao PS5.

Assim como o Project Q, ainda não há data e nem preço oficial de lançamento. Porém, a empresa afirmou que trará mais informações nos próximos meses.

Com informações: The Verge.

Receba mais sobre Sony na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados