Sony está desenvolvendo um novo portátil da linha PlayStation

Companhia japonesa estaria preparando o terreno para a "segunda fase" do PlayStation 5; console portátil seria um componente importante para o Remote Play

Ricardo Syozi
Por
PlayStation Vita (Imagem: Unsplash / Aleks Dorohovich)

Depois de encerrar toda a produção do PlayStation Vita em 2019, parecia que a Sony tinha desistido do mercado de consoles portáteis. Contudo, novas informações indicam que a empresa japonesa está trabalhando em um hardware de codinome Q Lite. Ele seria uma opção para quem quer jogar seus títulos sem precisar de uma TV.

As informações vieram do Insider Gaming na quarta-feira (5). Segundo o site, o novo console portátil da linha PlayStation necessitaria de um PS5 para a jogatina. O videogame não seria um dispositivo para jogos em nuvem, mas sim um sistema para o Remote Play, recurso amplamente divulgado pela Sony.

O Q Lite teria suporte a até 1080p de resolução e 60 quadros por segundo. Uma conexão constante com a internet também seria necessária para os games.

De acordo com os rumores, alguns protótipos iniciais trazem um visual similar ao DualSense, mas com uma tela LCD de 8 polegadas no centro com recursos de toque. Para efeito de comparação, o PS Vita tem 5 polegadas em seu display, enquanto o PSP tem uma tela com 4,3 polegadas. O Nintendo Switch OLED tem 7 polegadas em seu painel.

O portátil teria gatilhos com suporte ao feedback háptico, que oferece uma variedade de sensações ao toque. Botões de volume e saída de áudio também fariam parte do pacote.

Entretanto, o console ainda estaria na fase de “Garantia de qualidade”, na qual o produto é fortemente testado em busca de falhas. Seu lançamento se daria antes do especulado PlayStation 5 Pro.

Segunda fase do PlayStation 5 está próxima de começar

O Q Lite faria parte de um próximo estágio do PS5, segundo o insider da indústria de games Jeff Grubb. Com ela, a Sony estaria planejando uma nova leva de hardware para oferecer aos consumidores.

Um deles seria o PlayStation 5 com uma unidade de disco removível, que permitiria ao jogador adquirir um leitor de mídia física à parte. O PS5 Pro também faria parte dessa segunda fase, que entregaria um desempenho melhor do que o modelo base do console atual.

Além disso, um par de fones de ouvido sem fio denominado “Project Nomad” deve estar a caminho. O acessório teria uma bateria com cinco horas de duração e carregamento via USB-C. Ao seu lado, a marca lançaria o chamado “Project Voyager”, que seria um headset sem fio.

Todas as novidades seriam colocadas nas lojas entre abril de 2023 e fim de 2024. Como a Sony deve realizar o próximo PlayStation Showcase no meio do ano, é possível que a empresa japonesa esteja preparando anúncios relevantes sobre seus novos hardwares para esse momento.

Receba mais sobre Sony na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados