Controle do PlayStation 5: tudo sobre o DualSense

Veja detalhes e informações técnicas do controle do PlayStation 5, que deve sair junto com o console, até o final de 2020

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 12 meses
Controle do PlayStation 5 / Sony / Divulgação

DualSense é o nome do novo controle do PS5 e promete trazer várias mudanças em relação ao DualShock 4, a começar pela própria forma como é chamado. A tecnologia também deve apresentar inovações, em especial nos tipos de sensores do joystick. Veja as principais novidades e saiba o que esperar do novo controle do PlayStation 5.

O controle do Playstation 5

Algumas coisas continuam como o esperado. O DualSense é um controle sem fio, seguindo o padrão já imposto há duas gerações nos videogames. Ele se comunica via Bluetooth com o console e o tipo de comunicação deve seguir o que vimos entre o DualShock 3 e DualShock 4, sem grandes problemas de conectividade.

Além disso, o controle foi revelado na cor branca. Aí sim, indicando uma primeira mudança. Ainda que existam DualShock 4 nesta cor, o padrão é o preto. No PS5, o joystick mescla as duas cores e ainda combina com pequenas luzes azuis que ficam na parte frontal, dando um ar bem futurista ao acessório.

Painel sensível ao toque e botões X, quadrado, bola e triângulo estão presentes, como esperado. O visual é levemente diferente em relação aos anteriores, mas há alavancas analógicas e direcional digital, também seguindo a tradição da Sony.

As novidades

Os sensores hápticos são algumas das principais novidades no DualSense. Estes sensores de nome difícil farão com que a imersão do jogador dentro de uma partida seja ainda maior. Em entrevista recente no podcast “Play, Watch, Listen”, o produtor Mike Bithell, que trabalhou no game “Thomes Was Alone”, deu algumas pistas de como isso funcionaria.

Controle do PlayStation 5 / Sony / Divulgação

Bithell alegou ter visto algo relacionado a gotas de chuva com o DualSense e que isso passaria a impressão perfeita para o jogador. Não dá para cravar como verdade, mas podemos imaginar que os sensores hápticos espalharão a vibração por todo o aparelho, para que o usuário sinta cada gota de chuva cair no chão, com suas mãos.

Outro bom chute neste sentido pode ser dado com base na declaração de Hideaki Nishino, vice-presidente da Sony, durante a apresentação do DualSense. Ele chegou a comentar que os usuários sentiria como é um dirigir um carro na lama com os sensores do joystick. Imersão será mesmo a palavra-chave.

Mas o DualSense ainda tem espaço para mais novidades: o controle conta com a inclusão do botão “Create”, no lugar do antigo botão “Options”, do DualShock 4. O botão será um atalho para criar conteúdos de gameplay, segundo a Sony, ainda que isso não tenha sido detalhado.

Controle do PlayStation 5 / Sony / Divulgação

E, em termos de tecnologias mais básicas, saiba que o DualSense também conta com microfone embutido, o que vai te fazer economizar na hora de conversar com jogadores online.

Mas caso prefira usar fones de ouvido, saiba que a entrada para headset está igualmente presente. Além disso, há gatilhos L2 e R2 adaptáveis, lembrando um pouco o que foi feito no controle Elite do Xbox One.

Por falar em Xbox One, para quem não curte usar controles com pilhas, aliás, vale reforçar: o DualSense terá bateria interna e a alimentação é feita por entrada USB-C, se afastando do padrão “microUSB” visto no PS4.

Compatibilidades

Até onde sabemos, o DualSense vai funcionar apenas no PS5, mas ainda não há confirmação de que o DualShock 4 funcione no próximo console da Sony. Apesar de tudo, tecnicamente, não tem nada que impeça isso, já que a comunicação Bluetooth permite a compatibilidade. Além disso, a Sony já revelou que aparelhos como PS VR, PS Camera e PS Move devem funcionar normalmente.

Controle do PlayStation 5 / Sony / Divulgação

Já as cores, apenas o misto entre preto e branco foi mostrado. Várias montagens surgiram na rede, por parte de fãs, indicando possíveis edições comemorativas de outros jogos e decoradas das mais diversas formas, mas nada foi confirmado pela Sony. Se for seguir o padrão do que foi visto no PS3 e PS4, porém, os jogadores podem aguardar diversas opções, lançadas ao longo dos anos.

Preço e data de lançamento do controle avulso ainda são um mistério. Espera-se que o PS5 chegue ao mercado no final de 2020, mas o console também está sem data e valor estimado. A Sony promete revelar mais novidades e informações oficiais pelos próximos meses. No resta ficar de olho.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PlayStation 5 (PS5) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Canal Exclusivo

Relacionados