Bateria do DualSense acaba rápido? Saiba o que fazer para melhorar

Veja algumas dicas para tentar manter seu controle do PlayStation 5 mais tempo na jogatina e menos tempo carregando

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
ps5-dualsense
DualSense (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

O DualSense (PS5) é realmente uma evolução do Dualshock 4 (PS4). Com microfone embutido, LEDs configuráveis de acordo com o jogo e, a grande novidade, o feedback háptico que permite melhor retorno vibratório e a sensação física de resistência dos gatilhos, dependendo do gameplay. Incrível! Mas tudo isso pode consumir rapidamente a bateria do DualSense. Dá uma olhada em algumas dicas para melhorar essa situação.

1. Retire o DualSense da porta USB 

Algumas pessoas podem ter o hábito de deixar o Dualsense conectado ao PS5 por meio do cabo USB. Mesmo com o console desligado, isso pode fazer com que a bateria seja drenada aos poucos, com o passar do tempo. Caso não esteja carregando o controle, retire-o da USB. Já quando estiver carregando, aguarde a carga completa e então desconecte o cabo.

2. Reduza o brilho das luzes e a vibração

Uma outra forma de tentar economizar a bateria do DualSense é reduzindo um pouco o brilho das luzes e a potência da vibração do controle. Você até pode desligar tudo, mas acredito que isso “estragaria o encanto” do acessório e limitaria a imersão de gameplay que ele pode proporcionar.

Para fazer esses ajustes, vá em Configurações. Busque por Acessórios e, em seguida, selecione Controles. Nesta opção, você poderá fazer algumas mudanças no seu controle. Em princípio, coloque a intensidade da vibração e intensidade do efeito gatilho em modo mais fraco. Ajuste o brilho dos indicadores do controle para médio.

Faça um teste e, se após algumas horas de gameplay, o DualSense continuar descarregando muito rápido, desative as intensidades de vibração e efeito do gatilho. Coloque também o indicador de brilho em modo escuro. Repita o teste de gameplay e veja se conseguiu ganhar algumas horas a mais de jogatina.

ps5-review
Reduza o brilho do DualSense (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

3. Programe o controle para desligar quando ocioso

Uma outra forma para economizar bateria do controle é reduzir o tempo que ele fica ligado enquanto ocioso. Pode ser algo um tanto óbvio, mas isso pode ajudar bastante. É possível programar o DualSense para desligar depois de um certo período de tempo.

Para este ajuste, vá em Configurações e depois em Sistema. Na opção economia de energia, basta selecionar em “Definir o tempo até os controles serem desligados” se prefere que o DualSense seja desligado automaticamente após 10, 30 ou 60 minutos de ociosidade.

Apesar das três opções (e até uma extra para não desligar nunca), para efeitos de economia de bateria, o recomendado é deixar para desligar após 10 minutos.

4. Resete o DualSense

Se, a médio e longo prazo, você notar que nenhuma das alternativas acima surtiu efeito, ainda é possível resetar o controle para as configurações de fábrica. Isso porque a bateria do DualSense pode estar sendo drenada mais rápido devido a algum software instalado durante atualizações.

Para fazer o reset, vire o controle para trás e encontre um buraquinho logo à direita da marca Sony (veja na imagem abaixo). Você precisará inserir um pin, clip ou qualquer objeto que caiba para pressionar dentro deste orifício. Segure no lugar (sem força exagerada) por três a cinco segundos e, depois, solte. Dessa forma, seu DualSense será resetado.

Agora conecte seu controle ao cabo USB e este no PS5, ligue o console pelo botão PS do DualSense e instale qualquer firmware que o sistema do videogame detecte disponível.

Como resetar o DualSense (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

5. Nada disso funcionou. E agora? 

Caso nenhuma das dicas acima tenha funcionado e o seu DualSense continue descarregando muito rápido, é provável que seja algum problema com o controle mesmo. Neste caso, a recomendação (especialmente se o produto estiver na garantia) é entrar em contato com o suporte técnico da Sony para avaliar a situação e, se for o caso, fazer a troca do DualSense.

O horário de atendimento da assistência técnica da Sony é de segunda a sexta das 10h às 20h (Horário de Brasília). Os telefones são (11) 3351-7090 (São Paulo capital e região metropolitana) e 0800 724 8310 (demais localidades).

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre DualSense na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Relacionados