Sony batiza controle adaptável para o PlayStation 5 e revela detalhes

Fabricante divulgou nome, imagens oficiais e recursos do seu controle voltado para pessoas com dificuldades motoras; Sony lançará o dispositivo ainda em 2023

Felipe Freitas
Por
Controle Access Sony PlayStation 5 (Imagem: Divulgação/Sony)
Controle Access para o PlayStation 5 visa deixar os jogos mais acessíveis (Imagem: Divulgação/Sony)

A Sony divulgou em seu site oficial novas imagens e recursos do Access, nome oficial do controle adaptável. O dispositivo foi mostrado no início do ano na CES como “Projeto Leonardo”. O PlayStation 5 receberá o controle voltado para acessibilidade nos próximos meses, mas a empresa não deu uma data para isso.

Na publicação em seu blog, a PlayStation divulgou também a interface de usuário do controle adaptável, que possui um kit com botões e outros acessórios para atender a maior variedade de deficiências. A escolha de apresentar mais detalhes do controle Access nesta quinta-feira (18) está relacionado com o Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade, celebra sempre na terceira quinta de maio.

Controle Access tem kit para personalizar botões e joystick

O controle Access terá três opções de joystick (o popular botão analógico) e diversas opções para os outros botões. Por exemplo, o usuário pode equipar o “X” com um botão arredondado e o R1 com uma tecla gatilho, similar ao DualSense e que pode ser orientado com a ponta para cima ou para baixo.

Essas opções visam atender a maior quantidade de dificuldades motoras. Por exemplo, uma pessoa que não consegue abrir a mão, mantendo-a em forma de concha, pode usar o botão arredondado para ativar a corrida de um personagem.

Controle Access Sony PlayStation 5 (Imagem: Divulgação/Sony)
Controle Access será vendido com diversas opções de botões e três tipos de analógicos (Imagem: Divulgação/Sony)

Apesar de não adiantar o preço e apenas dizer que lançará o controle nos próximos meses, a Sony informou o conteúdo da caixa:

  • Três botões analógicos (padrão, domo e bola);
  • Botões retos;
  • Botões “almofadas”;
  • Botão “duplo”, que usa dois espaços no controle e é mapeado com dois funções;
  • Botão “alongado”, com uma parte mais próxima do botão central;
  • Botão gatilho, que pode ser posicionado para cima ou para baixo, permitindo que seja “puxado” ou “empurrado”;
  • Tags com as letras dos botões para identificar o mapeamento do Access;

O controle adaptável permitirá ainda que o usuário o gire em 360 graus, ajuste a distância do analógico e o instale usando um tripé ou suporte na mesa. Para esta instalação, o Access conta com três espaços para prendê-lo — similar ao usado em volantes para jogos de corrida.

O usuário ainda pode usar as entradas auxiliares para instalar outro joystick adaptável ou conectar o DualSense para usar o Access como um único controle. Esta configuração permite também que dois players joguem de maneira colaborativa.

Controle Access Sony PlayStation 5 (Imagem: Divulgação/Sony)
Interface do Controle Access permite a criação de diferentes tipos de perfis (Imagem: Divulgação/Sony)

Interface do controle Access permite criar diferentes perfis

Na interface mostrada pela Sony, é revelado que os usuários poderão criar diferentes perfis de uso para o Access. Desse modo, o consumidor pode utilizar diferentes configurações do controle para determinados jogos. O perfil pode ser trocado pelo botão “Profile”, localizado na base do joystick.

Assim como é feito no DualSense, o Access permite definir a sensibilidade e “zona morta” do analógico.

Receba mais sobre Sony na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados