Controle adaptável do Xbox é lançado no Brasil por R$ 1 mil
Controle Adaptável do Xbox já havia sido lançado nos EUA em 2018, mas agora chega ao Brasil e já está disponível nas lojas
Controle Adaptável do Xbox já havia sido lançado nos EUA em 2018, mas agora chega ao Brasil e já está disponível nas lojas
A Microsoft anunciou o lançamento do Controle Adaptável do Xbox no Brasil – ele já está disponível nas principais lojas online a partir desta terça (20), por R$ 1 mil. Em coletiva de imprensa online, a empresa revelou que o preço final é “de custo”, para tentar manter o acessório acessível no país e permitir que mais pessoas joguem videogame. O acessório é voltado para jogadores com mobilidade limitada, mas pode ser usado por qualquer tipo de público.
O Controle Adaptável foi lançado pela primeira vez nos EUA em 2018. Hoje ele é compatível com Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e também em computadores com Windows 10. Considerado uma revolução para a acessibilidade nos games, o controle fez um certo sucesso, mas ainda não estava presente no Brasil, o que muda a partir de agora.
O Controle Adaptável, porém, funciona como um Hub, uma central de conexões. Ele contém conexões P2, portas USB e Bluetooth, permitindo que acessórios externos sejam conectados e utilizados. Assim o usuário pode moldar o controle exatamente para suas necessidades ou limitações de movimentos.
De forma prática, por exemplo, ele pode funcionar da seguinte forma: um jogador pode conectar o pedal do Rock Band em uma das entradas P2 e configurar para que o pedal represente o botão X, ou qualquer outro de um joystick comum da linha Xbox. A personalização também pode ser feita por meio de aplicativo de acessórios do Xbox, também no Windows 10. É possível criar vários perfis de personalizações possíveis.
A Microsoft não planeja vender acessórios conectáveis para o Controle Adaptável, mas vai dar todo o suporte a empresas parceiras que ofereçam qualquer tipo de solução que funcione com o aparelho. Para isso, por exemplo, a empresa já firmou parceria com a AbleGamers Brasil, ONG dedicada a melhorar a acessibilidade no espaço de videogame, para realizar a ponte entre público e companhias.