Valve é processada por empresa que processa todo mundo e isso é um bom sinal

Immersion, empresa proprietária de diversas tecnologias envolvendo feedback háptico, acusa Valve de violar patentes no Steam Deck e Steam VR

Felipe Freitas
Por
Steam Deck (Imagem: Divulgação/Valve)
Valve é acusada de violar patente de sensor háptico no Steam Deck (Imagem: Divulgação/Valve)

A Valve é mais uma empresa a ser processada pela Immersion, companhia americana com vários registros de patentes envolvendo sensores e atuadores háptico. A Immersion acusa a Valve de usar suas tecnologias de feedback tátil no Steam Deck, Valve Index, SteamVR e em alguns de seus jogos. O embate judicial dará uma dor de cabeça para a Valve e não deve terminar com um final favorável — mas mostra que a dona da Steam virou “gente grande”.

A Immersion tem uma “tradição” de processar as grandes empresas de tecnologia e fabricantes de consoles. Nintendo, Sony, Microsoft, Apple, Google, FitBit e Motorola são algumas das companhias já processadas pela Immersion — todas essas acabaram negociando algum acordo. No momento, a Meta está no tribunal resolvendo uma disputa de patente com a empresa.

Ao ser alvo de um processo de violação de patente da Immersion, a Valve pode olhar para o “lado bom” da história: a disputa judicial indica que seus produtos são relevantes o bastante para se tornarem alvos da Immersion. O Steam Deck continua vendendo bastante e a Valve já pensa na próxima geração do console de mão — que provavelmente terá feedback háptico licenciado da Immersion. Parabéns, Valve. Você foi notada.

Valve é processada pela Immersion por uso de sensor háptico

Valve Index - joystick
Controle do Valve Index, óculos VR da Valve que também teria violado patente da Immersion (Imagem: Divulgação/Valve)

No documento de abertura do processo, a Immersion acusa a Valve de usar a sua tecnologia de sensor háptico no console Steam Deck e nos seus produtos de realidade virtual (RV) — Valve Index e a SteamVR. A Immersion apresenta a documentação de sete patentes que teriam sido violadas pela empresa.

A Immersion pede que a Valve seja punida com multas e pede o pagamento de danos e de royalties. No processo, a companhia não cita nenhuma quebra de patente no Steam Controller, “morto” pela Valve em 2019 — e esquecido por muita gente antes disso.

Os sensores hápticos são responsáveis por dar mais “imersão” (a origem do nome Immersion) durante as jogatinas. Graças a ele você sente uma vibração ao levar um dano, sente o carro tremer em cima da zebra durante um game de corrida (seja no controle ou volante mais premium) ou sente o realismo ao tentar fazer força durante o Astro’s Playroom (como mostramos na review do PlayStation 5).

A Valve utiliza no Steam Deck uma tecnologia de feedback háptico similar ao do PlayStation 5 e Switch, consoles de duas empresas terminaram licenciando a patente da Immersion.

Com informações: The Verge (1 e 2) e Engadget

Receba mais sobre Valve na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados