Steam cria “test drive” de jogos com acesso completo aos conteúdos

Diferente das demos, que são limitadas, Free Trial permite jogar um título com acesso a todo o conteúdo; recurso foi liberado no Dead Space e dá 90 minutos de jogatina

Felipe Freitas
Por
Steam lança Free Trial, permitindo acesso completo aos jogos antes de comprá-los (Imagem: Divulgação/Steam)

A Steam começou a liberar o recurso Free Trial na sua plataforma. O sistema permite que os usuários testem jogos desejados por um período de tempo antes de comprá-los — ou não. Ao contrário das demos, que entregam uma pequena amostra de um game e podem enganar, o FreeTrial dá acesso completo a um jogo (e eu sei a dúvida que você tem).

“Mas como a Steam lidará com a política de reembolso e Free Trial?”. A Steam não detalhou como funcionarão as diretrizes de devolução com esse novo teste gratuito. Para quem não sabe, a plataforma permite o reembolso em 14 dias se você jogou um título por menos de duas horas.

Na teoria, um consumidor mal-intencionado poderá jogar por mais de duas horas sem pagar nada. E claro, a Steam não criaria o recurso Free Trial sem ter uma política para lidar com esses “espertinhos” — e com speedrunners. Porém, aqui entra outra informação (ou falta dela): a plataforma não divulgou se o tempo do teste é ajustado pelas desenvolvedoras e distribuidoras.

Free Trial é liberado, mas por enquanto só no Dead Space

Até agora, o Free Trial só está liberado no Dead Space, versão remake do clássico game de 2008. Ao acessar a página do jogo na Steam, você verá a opção de testar o jogo por 90 minutos logo abaixo dos botões de “Lista de Desejo”, “Seguir” e “Ignorar”.

Steam Free Trial (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Steam Free Trial foi liberado para o Dead Space e está disponível no Brasil (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Outros jogos que estão entre os mais vendidos não possuem o Free Trial. A novidade pode se tornar uma “exigência” dos consumidores se tiver adesão. Por exemplo, a reação da comunidade a um lançamento pode ser negativa se uma desenvolvedora não liberou o Free Trial.

Com casos recentes de games que chegaram “injogáveis”, como o The Last Of Us para PC, e a popularização dos consoles de mão (vide Steam Deck e ROG Ally), o Free Trial permitirá aos consumidores ver se o título desejado está jogável e se tem um bom desempenho em um portátil.

Com informações: Gizmochina e PC Magazine

Receba mais sobre Steam na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados