Início / TB Responde / Jogos /

O que é speedrun?

Conheça mais sobre essa modalidade do mundo dos games que exige habilidade, reflexo e muito treino; saiba o que é speedrun

Ricardo Syozi

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Com uma crescente popularização graças à internet, o speedrun já é uma modalidade dos games totalmente aceita dentro da comunidade. Com o seu objetivo de finalizar jogos em tempos absurdamente curtos, esse desafio chama a atenção por causa dos participantes de alto nível que demonstram habilidades únicas em cada jogatina. Saiba mais sobre o que é speedrun.

O que é speedrun?
Exigindo treino e um alto nível de habilidade por parte do jogador, o speedrun é uma modalidade que faz parte do mundo dos videogames. Seu objetivo é o de terminar games ou níveis específicos no menor tempo possível, seja com o uso de técnicas ou glitches dentro do jogo.
Definição de speedrun (Imagem: Tecnoblog)

Imagine a dificuldade que é terminar Super Mario Bros. diretamente pelo console NES. Agora tente visualizar realizar essa façanha em menos de cinco minutos. É exatamente esse o tempo que os chamados speedrunners (jogadores dessa modalidade) tentam alcançar em cada jogatina neste clássico da Nintendo.

Diariamente, novos desafiantes encaram as fases, warp pipes e confrontos contra o Bowser na aventura. A meta já não é mais simplesmente conferir os créditos, isso é simples demais para eles. Bater o recorde mundial é, de longe, o grande propósito de cada run (expressão usada para cada tentativa).

São milhares de jogos que marcam presença nas disputas de speedrun. Desde mais antigos como Super Metroid a mais modernos como Celeste e Sekiro: Shadows Die Twice. O que é preciso é alguém mostrar que é possível realizar jogatinas em tempos bem curtos e pronto, a comunidade acaba aceitando.

Para isso, além do console e do jogo em si, as pessoas fazem uso de outros recursos para garantir a validade da tentativa. O OBS Studio é popular, pois é usado nas transmissões ao vivo, algo que por si só já é uma ferramente valiosa para a veracidade.

Temporizadores como o Livesplit e o WSplit são relevantes para marcar o tempo e apresentá-lo durante o speedrun. Além disso, sites como o SpeedRunsLive auxilia na categoria de corrida, ela funciona como uma competição em tempo real entre dois ou mais desafiantes.

O mundo do speedrun

É possível encontrar diversos jogadores espalhados pela internet em redes como o YouTube e a Twitch. Alguns são especialistas em títulos mais retrô, outros preferem demonstrar suas habilidades em consoles modernos, enquanto que há aqueles que se destacam ao usar controles inusitados como uma guitarra de Rock Band ou bongôs de Donkey Konga em suas runs.

Canais como o GladJonas apresentam momentos variados de speedrun de jogadores ao redor do mundo. Os destaques vão para erros, momentos de pura sorte e até mesmo para quebras de recordes. Ao acompanhar o conteúdo, o espectador pode conhecer muitos nomes do cenário mundial.

Já o Games Done Quick funciona como um evento que ocorre duas vezes no ano com o intuito de apresentar momentos incríveis e distintos de games e desafiantes. Além de oferecer runs de títulos populares e também os mais obscuros nas disputas, o GDQ ainda arrecada doações para as instituições Doctors Without Borders e Prevent Cancer Foundation.

speedrun
Games Done Quick de 2019 (Imagem: Divulgação / GDQ)

Com tudo isso, a comunidade de speedrun chama a atenção pela competição saudável e o foco nas boas ações.

Você já conhecia essa modalidade dos jogos? Já tentou entrar na brincadeira? Conta pra gente as suas impressões.