O que é o Kinect? 5 jogos que usavam o acessório
Saiba o que é o Kinect; conheça também quando esse acessório da Microsoft foi lançado e quais jogos ganharam destaque
Saiba o que é o Kinect; conheça também quando esse acessório da Microsoft foi lançado e quais jogos ganharam destaque
O Kinect levou a experiência com o videogame para outro nível. Afinal, você não precisava mais ficar sentado no sofá com o joystick na mão; pular, levantar os braços ou fazer alguns gestos já era suficiente para que o game entendesse seus comandos. Mas o que é o Kinect? Quando esse acessório foi lançado e descontinuado? Quais jogos fizeram sucesso? Abaixo, vou te responder essas questões.
Antes de mais nada, é importante entender o que é (ou o que foi) o Kinect. Esse acessório, anteriormente chamado de “Project Natal”, é um sensor de movimentos desenvolvido para PC, Xbox 360, Xbox One, Xbox One X e Xbox One S — esses dois últimos precisavam de um adaptador.
Em parceria com a empresa Prime Sense, a Microsoft criou uma tecnologia que usa câmeras RGB, projetores infravermelhos e detectores de movimento para mapear a profundidade através de cálculos de luz ou tempo de voo. Isso permite que o acessório reconheça a estrutura corporal de até quatro pessoas em 48 pontos de articulação, eliminando a necessidade de ter em mãos um joystick, já que o corpo do usuário é o controle.
O Kinect também entrega um conjunto de microfones que, aliado ao software avançado da empresa, permite que o acessório reconheça a voz do jogador, algo que ajuda na detecção dos comandos durante um jogo. Eles também servem para diferenciar os ruídos externos, evitando que sons diferentes atrapalhem a experiência.
O Kinect foi apresentado em novembro de 2010 como um acessório para o Xbox 360. Logo de cara, ele conseguiu atrair a atenção do público, já que a Microsoft precisou de apenas 10 dias para vender 1 milhão de unidades — isso só nos Estados Unidos. No final daquele ano, o Kinect já registrava nada menos que 5 milhões de unidades comercializadas no mundo todo.
Por mais que a experiência não fosse exatamente inédita, dado que o Nintendo Wii já oferecia algo semelhante, o acessório da gigante de Redmond se diferenciava por não exigir joystick (o Wii precisava do Wiimote) e ter uma captura de movimentos mais precisa. A ideia da empresa era integrar a tecnologia do Kinect em computadores, TVs e até carros, mas foi nos jogos que o dispositivo ganhou espaço.
Apesar da boa popularidade, o tempo de vida do Kinect foi relativamente curto, já que em outubro de 2017 a Microsoft anunciou que a produção seria encerrada. A empresa apontou que o baixo número de vendas e conteúdos disponíveis foram as razões desse desfecho.
O jogo que acompanhava o Kinect era a melhor forma de conhecer a tecnologia. Ele entregava cinco minigames que exploravam as funcionalidades da captura de movimento: você conseguia pular, balançar os braços, se agachar e muito mais.
Esse é um dos games mais populares da Ubisoft — e a versão para Kinect não foi diferente. Just Dance, como o próprio nome sugere, usava a tecnologia do acessório da Microsoft para capturar os movimentos de dança dos jogadores, que podiam ser realizados ao som de músicas de artistas famosos.
Um clássico no Android e iOS, Fruit Ninja também ganhou uma versão para Kinect. No game, o jogador podia cortar as frutas com o movimento do braço — no estilo ninja mesmo. A tecnologia do acessório proporcionava uma ótima experiência, com sombras detalhadas e sons precisos, algo perfeito para uma diversão em grupo.
O Xbox Fitness tinha uma proposta muito interessante: ser uma academia em casa. Os jogadores podiam escolher exercícios físicos específicos com professores renomados. O Kinect entrava em ação com seus sensores de movimento para exibir as tarefas necessárias e até medir a temperatura do corpo do usuário.
Com a premissa de ser uma plataforma onde os jogadores poderiam criar seus próprios jogos e aproveitar a criação de outros usuários, o Project Spark oferecia diversas ferramentas interessantes que ajudavam a construir qualquer tipo de mundo.
O Kinect era a grande estrela do game, pois ele servia para manipular quase todas as opções através de comandos de voz e movimentos avançados.
Pronto, agora você já sabe o que é o Kinect.