Como jogar no Steam offline (sem depender de internet)

Saiba como utilizar o cliente do Steam no Modo Offline, sem depender de uma conexão à internet para realizar o login na conta

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Valve / logo do Steam / Steam offline

O Steam é a plataforma de jogos para computador mais popular que existe, mas poucos sabem que é possível jogar offline, sem acesso à internet. Por padrão, o cliente exige uma conexão para fazer login em sua conta da Valve e liberar o acesso, mas um usuário pode ajusta-lo para que ignore esse passo, entrando diretamente na interface.

Tal opção é muito boa para quem joga em notebooks e viaja muito, e nem sempre tem uma conexão decente ao alcance.

Neste tutorial, você irá aprender a como jogar offline no Steam, independente de que sistema operacional você usa, se Windows, macOS ou Linux.

Como jogar offline no Steam

É muito simples:

  1. Abra o Steam normalmente, estando conectado à internet;
  2. Clique em Steam, e depois, em Verificar atualizações do Cliente Steam ou equivalente (os termos podem variar entre as versões para Windows, macOS ou Linux, ou ser exibidos em inglês. No caso, algo como Check for updates);
  3. O Steam vai verificar se existem atualizações pendentes para o cliente. Em caso positivo, instale-as e reinicie o software;
  4. O cliente por padrão atualiza automaticamente qualquer jogo instalado, mas para verificar com 100% de certeza, execute seus jogos. Cheque também se não há nenhum erro que precise de correção, ou de reinstalação;
  5. Feitas as verificações, clique em Steam, e depois em Configurações ou Preferências, dependendo da versão;
Valve / preferências do Steam / Steam offline
  1. Na opção Conta, verifique se a caixa ao lado de Não salvar credenciais de conta neste computador está desmarcada, que é a configuração padrão do Steam. Se ela estiver selecionada, desmarque-a e clique em OK;
  2. Clique em Steam, e depois em Ficar offline (no macOS, clique em Conta, e depois em Ficar offline);
  3. O cliente irá perguntar se você tem certeza que deseja iniciar o Steam sem acesso à rede. Clique no botão Reiniciar no Modo Offline.

E é isso. Após reiniciar, o Steam será executado sem acesso à internet.

Limitações para jogar offline no Steam

Por questões de segurança, muitos jogos que não requerem conexão constante precisam ser iniciados ao menos uma vez com o Steam online. Caso tenha instalado um jogo, mas não o tenha executado antes de usar sem a internet, esses games exigirão acesso à rede e não irão funcionar, a menos que volte a ficar online.

Da mesma forma, qualquer jogo que exija conexão constante à internet, ou que utilizem launchers externos (desenvolvidos pelos estúdios ou por terceiros) não irão funcionar no modo offline.

Por fim, o Steam costuma armazenar certas informações para que o Modo Offline funcione, e para evitar que elas sejam perdidas ao desligar o computador, o usuário deve fechar o Steam manualmente antes disso. Segundo a Valve, forçar o fechamento através da ferramenta de desligamento do Windows, macOS ou Linux pode levar à perda de dados, e na próxima inicialização o Steam irá exigir o acesso à internet para uma atualização obrigatória.

No mais, o usuário deve aceitar o fato que ele não conseguirá usar o Steam offline o tempo todo, pois é essencial que ele atualize o cliente e os jogos de tempos em tempos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Steam na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados