Snapdragon G: Qualcomm revela novos processadores para consoles portáteis

Mais poderoso de todos, o Snapdragon G3x Gen 2 tem CPU Kryo de 8 núcleos e GPU Adreno A32. SoC é compatível com ray tracing e 5G.

Thássius Veloso
Por
Nova geração do Snapdragon G estará em consoles portáteis (Imagem: Reprodução/Qualcomm)

A Qualcomm anunciou a chegada de três novos processadores voltados para consoles portáteis e outros equipamentos de videogame. São três séries distintas: Snapdragon G1, Snapdragon G2 e Snapdragon G3. Cada qual indica uma etapa acima em termos de recursos e poder de processamento.

De acordo com a empresa, os chips foram desenhados com os gamers em mente. “Estas plataformas de gaming entregam constante desempenho gráfico em um dispositivo portátil, dedicado a dispositivos de games para que você possa jogar em praticamente qualquer lugar”, diz a empresa em nota à imprensa.

Um pouco confuso

É interessante notar que o Snapdragon G conta com três séries diferentes, e cada uma delas terá um produto específico. Aqui ocorre certa confusão com a nomenclatura, mas vamos lá:

  • Snapdragon G1 Gen 1 tem CPU Kryo (8 núcleos), GPU Qualcomm Adreno A11. O foco é a duração de bateria.
  • Snapdragon G2 Gen 1 tem CPU Kryo (8 núcleos), GPU Adreno A21 e Snapdragon X62 5G Modem-RF. Traz ainda 5G e Wi-Fi 6/6E por meio do Qualcomm FastConnect 6700. Foi desenhado para gaming em nuvem.
  • Snapdragon G3x Gen 2 tem CPU Kryo (8 núcleos), GPU Adreno A32, Wi-Fi 7 High-Band Simultaneous (HBS), 5G sub-6 e mmWave. Trata-se do chip mais poderoso, compatível com ray tracing e tethering em óculos de realidade virtual. É o sucessor do Snapdragon G3x Gen 1 usado no Razer Edge 5G.

Design de referência

A Qualcomm informou que fabricantes de dispositivos e empresas parceiras poderão usar os designs de referência dos novos SoCs a partir de agora. Como de costume, a companhia não chegou a anunciar quais eletrônicos trarão as novas tecnologias (nem quando). Isso deve ocorrer conforme o cronograma de empresas como a Razer.

O diretor sênior de gerenciamento de produtos da Qualcomm, Mithun Chandrasekhar, declarou em nota que “os portáteis dedicados a games são a melhor maneira de aproveitar os jogos móveis”. No entanto, ressaltou que os jogadores querem utilizar os títulos em vários dispositivos e sistemas.

Com informações da Qualcomm

Receba mais sobre Qualcomm na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados