Qualcomm anuncia Snapdragon 7+ Gen 2, chip intermediário com cara de premium

Novo processador da fabricante americana utiliza configuração muito parecida com a do Snapdragon 8+ Gen 1, que equipa o Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4

Felipe Freitas
Por
Qualcomm anuncia Snapdragon 7+ Gen 2 (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

A Qualcomm, fabricante de processadores para smartphones, anunciou nesta sexta-feira o Snapdragon 7+ Gen 2, novo chip para aparelhos intermediários. O processador possui oito núcleos, divididos na configuração 1 – 3 – 4, sendo um núcleo “Prime”, três de performance e quatro de eficiência. Essa “escalação” é igual ao do Snapdragon 8+ Gen 1, chip topo de linha lançado em maio de 2022.

O Snapdragon 7+ Gen 2 é fabricado na litografia de 4 nm da TSMC, assim como o 8+ Gen 1. A litografia da TSMC, de Taiwan, é considerada a melhor da indústria. A Qualcomm afirma que o seu novo SoC intermediário tem um desempenho 50% maior que o seu antecessor — o Snapdragon 7 Gen 1, já que não houve outras variações desse chip.

Snapdragon 7+ Gen 2 deve entregar desempenho de topo de linha

Tradicionalmente, os chips da linha Snapdragon 7XX e Snapdragon 7 (nova nomenclatura da linha) equipam os smartphones intermediários ou “semi-premium” — como as versões mais “básicas” da linha premium da Xiaomi. O SD 7+ Gen 2, com base nas suas especificações, pode entregar um desempenho de topo de linha em celulares menos caros.

Além da melhora de 50% em desempenho na CPU, a Qualcomm anunciou que a GPU Adreno do Snapdragon 7+ Gen 2 ganhou o dobro de performance. Se os benchmarks confirmarem isso, provavelmente veremos mais smartphones chineses intermediários como opção para jogos.

A Qualcomm não anunciou quais smartphones serão os primeiros a usar o Snapdragon 7+ Gen 2. E nenhuma fabricante pegou o embalo para divulgar novos celulares com o processador. Todavia, não devemos ter surpresas. No ano passado, a Xiaomi foi uma das primeiras marcas a usar o chip da linha 7. Se a chinesa divulgar um celular com SD 7+ Gen 2 nas próximas semanas, não será um espanto.

Xiaomi, uma das principais clientes da Qualcomm, deve estrear o Snapdragon 7+ Plus (Imagem: Divulgação/Xiaomi)
Xiaomi, uma das principais clientes da Qualcomm, deve estrear o Snapdragon 7+ Plus (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Quick Charge 5 está presente no Snapdragon 7+ Gen 2

Para a alegria das fabricantes e dos consumidores, a Qualcomm divulgou que o Snapdragon 7+ Gen 2 possui a tecnologia Quick Charge 5. Segundo a empresa, smartphones equipados com o chip contarão com suporte para carregamento que leva a bateria de 0% à 50% em 5 minutos.

Na parte das câmeras, o Snapdragon 7+ Gen 2 será capaz de gravar vídeos em 4K com até 60 fps, além de ter suporte para resolução Quad HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. Como diria o Borat: very nice! Bem, na verdade, o novo processador parece mais um Snapdragon 8+ Gen 1 que teve alguns cortes em desempenho para ser um lançamento intermediário.

E se você estava se perguntando sobre 5G, vale relembrar (ou informar caso você não soubesse). Desde 2021, a Qualcomm só produz chip com suporte para 5G. Importante dizer: o Snapdragon 7+ Gen 2 possui tecnologia Wi-Fi 6.

Com informações: Android Police e Qualcomm

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados