Snapdragon 7+ Gen 3 ganha recursos de IA e foto de chips mais caros

Voltado a aparelhos premium, Snapdragon 7+ Gen 3 promete rodar Gemini Nano e outros modelos de inteligência artificial no próprio smartphone

Giovanni Santa Rosa
Por
Snapdragon 7+ Gen 3
Snapdragon 7+ Gen 3 é mais avançado que 7 Gen 3, mas ainda não chega ao nível dos aparelhos flagship (Imagem: Divulgação / Qualcomm)

A Qualcomm anunciou o system-on-chip Snapdragon 7+ Gen 3, voltado para smartphones avançados ou premium, logo abaixo do topo de linha. A empresa promete que ele será capaz de rodar modelos compactos de inteligência artificial no dispositivo, sem depender da nuvem. Além disso, o desempenho teve um salto de até 45% em relação à geração anterior, e as câmeras ganharam recursos antes restritos aos modelos mais caros.

O portfólio dos chips Snapdragon da Qualcomm está organizado em números: 8 para aparelhos de topo de linha, 7 para aparelhos premium, 6 para intermediários e 4 para a linha de entrada. Dentro de cada linha, há algumas variações: “+” significa um chip mais potente, e “S”, um produto mais acessível.

Imagem ilustrativa de smartphone com Snapdragon 7+ Gen 3
Snapdragon 7+ Gen 3 recebeu recursos de chips de topo de linha de gerações passadas (Imagem: Divulgação / Qualcomm)

Vamos ver na prática. O Snapdragon 8S Gen 3, lançado nesta semana, deve ficar para aparelhos mais caros, mas ainda abaixo do topo de linha, o Snapdragon 8 Gen 3. Já o Snapdragon 7+ Gen 3 anunciado hoje é para smartphones premium, com aperfeiçoamentos em relação ao Snapdragon 7 Gen 3 do ano passado.

Segundo a Qualcomm, OnePlus, Realme e Sharp já preparam seus primeiros smartphones com Snapdragon 7+ Gen 3. Eles devem chegar nos próximos meses.

Potência para rodar Gemini Nano, do Google

A Qualcomm embarcou na onda da inteligência artificial generativa e promete que o Snapdragon 7+ Gen 3 vai conseguir rodar modelos como Llama 2 (da Meta) e Gemini Nano (do Google). A empresa menciona assistentes de voz e ferramentas de geração de imagem como usos possíveis para o chip.

Em termos de desempenho, a empresa afirma que a CPU é 15% melhor e que a GPU é 45% melhor que ao Snapdragon 7+ Gen 2, da geração passada. Já a eficiência de energia melhorou 5%.

Ainda sobre a CPU, ela mantém o “esquema” 1-4-3, com um núcleo prime (2,8 GHz), quatro de performance (2,6 GHz) e três de eficiência (1,9 GHz). A frequência do núcleo prime foi reduzida, enquanto os demais tiveram um aumento.

Na GPU, temos novidades para aprimorar efeitos visuais de games, como o Game Post Processing Accelerator e a Adreno Frame Motion Engine 2. Para fechar, suporte a armazenamento UFS 4.0 e RAM LP-DDR5x, mais rápidas que as compatíveis com a geração anterior.

Resumo de características do Snapdragon 7+ Gen 3
Novo chip tem melhorias em imagem, desempenho e conectividade (Imagem: Divulgação / Qualcomm)

Snapdragon 7+ Gen 3 traz Wi-Fi 7 e IA para fotos

O Snapdragon 7+ Gen 3 também traz outros recursos que antes estavam restritos a linhas mais caras de chips. Um deles é a segmentação semântica. Com ela, o processador de imagem da câmera consegue entender o que é cada parte da imagem, usando IA.

Pense em uma selfie com uma paisagem ao fundo, por exemplo. Com a segmentação semântica, o smartphone consegue distinguir o rosto, o céu e a natureza, aplicando o processamento de imagem mais adequado a cada uma dessas áreas.

Outro recurso novo nesta categoria de chips da Qualcomm é o Snapdragon Low Light Vision (LLV), que pretende melhorar a captura de imagens com pouca luz.

Em som, a novidade é o rastreio de cabeça para áudio espacial, e em conectividade, o Snapdragon 7+ Gen 3 ganhou suporte a Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4.

Receba mais sobre Inteligência Artificial na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados