Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy pode ter GPU de 1 GHz
Chip modificado deve ser 28% mais poderoso que o antecessor e alimentar os dispositivos da linha Samsung Galaxy S24 e futuros dobráveis
Chip modificado deve ser 28% mais poderoso que o antecessor e alimentar os dispositivos da linha Samsung Galaxy S24 e futuros dobráveis
A norte-americana Qualcomm deve produzir uma versão exclusiva do chip Snapdragon 8 Gen 3 para celulares premium da Samsung. Conforme o informante Ice Universe, o Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy pode trazer um amplo poder gráfico para a série Galaxy S24 e os dobráveis Galaxy Z Flip 6 e Galaxy Z Fold 6.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), o popular leaker sugere que o suposto SoC deve ter uma GPU com velocidade de clock de 1.000 MHz (equivalente a 1 GHz). Antigos rumores apontam que essa é a frequência máxima da unidade gráfica Adreno 750.
O número indica que o Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy deve ter um salto de 28% em processamento gráfico. Para um comparativo, o antecessor Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy usa a GPU Adreno 740 com velocidade máxima de clock de 719 MHz.
A Qualcomm não indica o nome da GPU Adreno usada no Snapdragon 8 Gen 3 “padrão” e a frequência da unidade. Assim, há uma dúvida se a versão do chip para dispositivos da Samsung usará exclusivamente a Adreno 750 ou, na verdade, terá uma CPU mais robusta.
De toda forma, o novo processador entrega diversos recursos interessantes aos usuários. O chip traz um núcleo dedicado para tarefas de IA, suporte ao ray tracing e otimização para o sensor ISOCELL de 200 MP da Samsung.
Nesta semana, o CEO da Qualcomm Cristiano Amon confirmou que a linha Galaxy S24 adotará a estratégia de dois chips. Isso significa que, conforme o mercado, os dispositivos serão equipados com o Snapdragon 8 Gen 3 ou o Samsung Exynos 2400.
Rumores indicam que o Galaxy S24 Ultra deve ser a única variante com o chip da norte-americana em todas as regiões. Então, a plataforma da fabricante sul-coreana deve alimentar os telefones Galaxy S24 e S24 Plus lançados na Europa e na Coreia do Sul.
Com informações: Ice Universe e GSM Arena