Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy pode ter GPU de 1 GHz

Chip modificado deve ser 28% mais poderoso que o antecessor e alimentar os dispositivos da linha Samsung Galaxy S24 e futuros dobráveis

Lupa Charleaux
Por
Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2
Sucessor do Snapdragon 8 Gen 2 pode trazer maior processamento gráfico para os dispositivos da Samsung (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

A norte-americana Qualcomm deve produzir uma versão exclusiva do chip Snapdragon 8 Gen 3 para celulares premium da Samsung. Conforme o informante Ice Universe, o Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy pode trazer um amplo poder gráfico para a série Galaxy S24 e os dobráveis Galaxy Z Flip 6 e Galaxy Z Fold 6.

Em uma publicação no X (antigo Twitter), o popular leaker sugere que o suposto SoC deve ter uma GPU com velocidade de clock de 1.000 MHz (equivalente a 1 GHz). Antigos rumores apontam que essa é a frequência máxima da unidade gráfica Adreno 750.

Chip Qualcomm Snapragon 8 Gen 3
Nova plataforma da Qualcomm oferece recursos exclusivos para os dispositivos da Samsung (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

O número indica que o Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy deve ter um salto de 28% em processamento gráfico. Para um comparativo, o antecessor Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy usa a GPU Adreno 740 com velocidade máxima de clock de 719 MHz.

A Qualcomm não indica o nome da GPU Adreno usada no Snapdragon 8 Gen 3 “padrão” e a frequência da unidade. Assim, há uma dúvida se a versão do chip para dispositivos da Samsung usará exclusivamente a Adreno 750 ou, na verdade, terá uma CPU mais robusta.

De toda forma, o novo processador entrega diversos recursos interessantes aos usuários. O chip traz um núcleo dedicado para tarefas de IA, suporte ao ray tracing e otimização para o sensor ISOCELL de 200 MP da Samsung.

Linha Galaxy S23; versão Ultra (à esquerda) tem câmera de 200 MP (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Novos aparelhos da série Galaxy S terão o retorno da estratégia de dois chips (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Galaxy S24 com Snapdragon 8 Gen 3 ou Samsung Exynos 2400

Nesta semana, o CEO da Qualcomm Cristiano Amon confirmou que a linha Galaxy S24 adotará a estratégia de dois chips. Isso significa que, conforme o mercado, os dispositivos serão equipados com o Snapdragon 8 Gen 3 ou o Samsung Exynos 2400.

Rumores indicam que o Galaxy S24 Ultra deve ser a única variante com o chip da norte-americana em todas as regiões. Então, a plataforma da fabricante sul-coreana deve alimentar os telefones Galaxy S24 e S24 Plus lançados na Europa e na Coreia do Sul.

Com informações: Ice Universe e GSM Arena

Receba mais sobre Galaxy na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados